Projeto pioneiro
Seciteci e Unemat projetam verticalização de cursos técnicos a partir de 2027
Projeto usará aproveitamento de disciplinas para inserir estudantes mais rápido no mercado de trabalho
Geral | 24 de Julho de 2025 as 11h 43min
Fonte: Gabriel Vieira - Seciteci

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vêm discutindo a verticalização dos cursos técnicos. A ideia é que, a partir de 2027, os alunos das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) passem do terceiro ano direto para o curso tecnólogo sem vestibular ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com o secretário da Seciteci, Allan Kardec, o projeto determinado pelo governador Mauro Mendes é aproveitar disciplinas e conteúdo estudado pelos alunos no Ensino Médio nas ETECs.
“Vai ser uma revolução social através do estudo. Queremos que esses jovens tenham condições de aprofundar os estudos, ter um diploma considerado de nível superior em dois anos ou dois anos e meio e acessar o mercado de trabalho para ajudar financeiramente suas famílias”, afirmou o secretário Allan Kardec nesta quarta-feira (23.7).
Na terça-feira (22), o Secretário Adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, e a reitora da Unemat, Vera Maquêa, estiveram reunidos para debater a verticalização dos cursos técnicos e aprofundar os procedimentos para viabilizar a parceria.
O projeto de verticalização refere-se à proposta de, a partir de 2027, direcionar alunos das 17 Escolas Técnicas Estaduais para a Unemat sem a necessidade de vestibular ou ENEM, priorizando o aproveitamento de competências adquiridas durante a sua formação no ensino médio técnico.
A iniciativa visa uma integração maior entre a educação profissionalizante e o ensino superior, além de facilitar o acesso dos estudantes a uma formação de ensino superior.
De acordo com o projeto, um aluno do curso técnico em Edificações da Seciteci, por exemplo, poderá entrar direto no curso de Engenharia Civil da Unemat, e com o aproveitamento dos conhecimentos e habilidades prévias poderá terminar o curso em um tempo menor que os cinco anos exigidos pela Engenharia.
“Com isso, diminuímos o tempo de ingresso no mercado de trabalho desses jovens e se economiza dinheiro público. É algo maravilhoso para todo mundo, para o Estado, para a família, para o aluno e para o setor produtivo”, afirmou o secretário adjunto Dimorvan.
Segundo ele, a proposta é pioneira e será de extrema importância para o desenvolvimento do Estado. “Com certeza os profissionais serão extremamente bem formados e vão ajudar no desenvolvimento da economia e na ocupação dos empregos que o estado de Mato Grosso gera”, completou.
Mais detalhes sobre o projeto deverão ser divulgados em breve. Além de Dimorvan e da reitora Vera, participaram do encontro a Superintendente de Regulação e Supervisão da Educação Profissional e Superior da Seciteci, Albéria Cavalcanti, e o vice-reitor da Unemat, Alexandre Porto.
Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)
"Com a atuação das 17 ETECs administradas pela Seciteci, o Governo do Estado tem ofertado cursos técnicos na modalidade concomitante intercomplementar, voltados a jovens matriculados em escolas parceiras do Ensino Médio, além de cursos na modalidade concomitante para estudantes com 17 anos ou mais que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio em qualquer instituição. Também são oferecidos cursos na modalidade subsequente, destinados a jovens e adultos que já concluíram o Ensino Médio e buscam uma certificação técnica.".
Os cursos são realizados através das ETECs localizadas em: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Verde, Cuiabá, Cáceres, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Juara, Tangará da Serra e Várzea Grande.
As capacitações são estrategicamente pensadas para atender os arranjos produtivos de cada região mato-grossense. Saiba mais sobre as ETECs e os cursos ofertados clicando aqui.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros firma parceria com prefeituras para orientação em projetos para captação de recursos
Recursos obtidos pelos municípios deverão ser usados em ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
25 de Julho de 2025 as 15h39Com mega projeto, consórcio arremata concessão do novo cemitério
Projeto prevê investimento de R$ 12,5 milhões e mais de 100 mil sepulturas
25 de Julho de 2025 as 14h24Vigia Mais MT tem 128 municípios habilitados e 14.550 câmeras em funcionamento
Programa de videomonitoramento do Governo de Mato Grosso tem contribuído para recuperar carros roubados, prender foragidos e dar suporte aos forças policiais
25 de Julho de 2025 as 10h56Aeroporto de Sinop alcança novo recorde histórico de movimentação no 1º semestre
Com fluxo de 219 mil viajantes representa crescimento de 13% em relação ao número de embarques e desembarques do mesmo período de 2024
25 de Julho de 2025 as 09h48Sema inicia cadastro de voluntários para resgate e manejo de animais silvestres em unidades de conservação
Credenciamento não configura autorização imediata para o exercício das atividades
25 de Julho de 2025 as 09h10Jovem de 21 anos morre ao sofrer descarga elétrica em fazenda de Itanhangá
Funcionário lavava máquina agrícola com bomba elétrica quando recebeu a descarga na zona rural; tentativas de reanimação foram em vão
25 de Julho de 2025 as 08h19Homem morre após viver um mês consumindo apenas cerveja na Tailândia
Um caso extremo de alcoolismo e negligência alimentar terminou em morte em Ban Chang. A vítima de 44 anos, Thaweesak Namwongsa, recusou-se a comer qualquer alimento sólido e foi encontrada morta cercada por mais de cem garrafas vazias.
25 de Julho de 2025 as 07h48Sorriso está entre as 20 cidades mais violentas do Brasil
O município mato-grossense registrou 59,7 homicídios por 100 mil habitantes em 2024, segundo o Anuário; maioria das cidades mais violentas concentra‑se no Nordeste.
24 de Julho de 2025 as 16h52