Turismo ou saúde?
Retiro promove imersão em aldeia indígena de Mato Grosso
Encontro propõe conexão corpo, mente e emoções em meio ao santuário indígena
Geral | 31 de Agosto de 2023 as 16h 59min
Fonte: Da Redação

Um retiro de 2 dias na aldeia Wazare/Haliti-Paresi promete unir o método da escritora best-seller Louise Hay, que defende ‘você pode curar sua vida’, com a experiência de em um território sagrado da cultura indígena mato-grossense.
A imersão ocorrerá entre 9 e 10 de setembro, em Campo Novo do Parecis, Oeste de Mato Grosso. A proposta é promover no santuário natural localizado no coração do Brasil uma conexão profunda entre corpo, mente, emoções e espírito.
O objetivo é que o participante possa “ressignificar a própria existência”. É o que explica a organizadora e facilitadora Marilei Bahnert. Segundo ela, a proposta inédita vai utilizar o método reconhecido em pelo menos 70 países. “A programação inclui exercícios de meditação, introspecção e liberação de padrões emocionais, respiração consciente, reprogramação mental, cura da criança interior, identificação e liberação de crenças familiares e limitantes”, explica.
Marilei é neuropsicopedagoga (profissão não regulamentada) e coordenadora de Educação em Campo Novo do Parecis. Apaixonada por desenvolvimento humano, buscou fazer cursos sobre como aliar o conhecimento neurocientífico às técnicas de reprogramação mental na busca da busca qualidade de vida, expansão de consciência, saúde mental e equilíbrio emocional. “O retiro vai propiciar esse momento de autoconhecimento ao participante para que possa conhecer o contexto em que se desenvolveram tais comportamentos, pensamentos e sentimentos e assim poder mudar”, explica a facilitadora.
Durante o retiro, os visitantes também poderão participar de rituais promovidos pela aldeia Haliti-Pareci/Wazare, na Terra Indígena Utiariti – um local sagrado para os indígenas - conduzidos pelo cacique Rony Azoinayee. Desde dezembro de 2021, a Aldeia Wazare tem Carta de Anuência da Funai para a atividade de visitação com fins turísticos na modalidade de etnoturismo e turismo cultural indígena de vivência.
Método Louise Hay
No livro “Você pode curar sua vida”, que vendeu 65 milhões de cópias em 35 países, a escritora norte-americana Louise L. Hay conta sua história em que a maior parte da infância suportou trabalho pesado e abusos físicos e sexuais. Em razão desse contexto, ela teve adoecimento emocional e físico. Louise, que morreu em 2017, aos 90 anos, defende que conseguiu se curar de um câncer a partir da reelaboração de emoções e pensamentos advindos de traumas e acontecimentos negativos.
Notícias dos Poderes
SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16