Atenção, condutor!
Registro de sinistro de trânsito sem vítima deve ser feito apenas pelo portal do Detran
O serviço é online, 100% gratuito e deve incluir vídeos e fotos do ocorrido
Geral | 04 de Agosto de 2025 as 14h 36min
Fonte: Lidiana Cuiabano - Detran-MT

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que, a partir desta sexta-feira (1º.8), todos os registros de sinistros de trânsito sem vítima passam a ser feitos de forma online e exclusivamente pelo portal da autarquia.
Para fazer o registro, basta acessar o portal do Detran (www.detran.mt.gov.br) pelo celular ou computador, ir à opção “Serviços” e depois clicar em “registro de sinistro sem vítima”. O acesso à página do registro é feito com o MT Login, ou pela conta do Governo Federal ou qualquer e-mail válido.
O serviço é gratuito e pode ser realizado por um dos condutores envolvidos no sinistro. Durante as etapas do registro, o cidadão deve incluir fotos e vídeos.
Os dados enviados no sistema serão validados pela equipe do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), do Detran, para posteriormente gerar uma certidão do registro do sinistro. O documento pode ser utilizado, por exemplo, para dar entrada no seguro do veículo.
Sinistros de trânsito sem vítima são aqueles que envolvem apenas danos materiais, como, por exemplo, colisão traseira, em cruzamento, raspão durante manobras de estacionamento, sinistros por causas naturais (chuva, pista escorregadia etc.), estouro de pneu com perda de controle e batida, entre outros.
Segundo o gerente de Renaest do Detran, Walber Desto, a intenção é que a autarquia tenha esses registros para traçar ações preventivas visando à redução dos sinistros de trânsito.
“O primeiro passo para um sinistro com vítima é o sinistro sem vítima. Traçando parâmetros para reduzir um, também podemos reduzir o outro”, observou.
O presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, reforçou que o portal de registro de trânsito sem vítima é mais uma ferramenta de modernização dos serviços do Detran para o cidadão mato-grossense.
“Disponibilizamos mais essa facilidade para que o cidadão não precise se deslocar para fazer esse registro, proporcionando agilidade e facilidade ao condutor”, destacou.
O Detran reforça que, nos casos de sinistros de trânsito com vítima, os condutores envolvidos devem acionar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), via 190, para atendimento da ocorrência.
Notícias dos Poderes
Sefaz participa do Sindipetróleo Day para debater fiscalização e cidadania fiscal no setor de combustíveis
Evento reunirá representantes de órgãos e instituições da cadeia produtiva do mercado de combustíveis
04 de Agosto de 2025 as 15h39Inmet alerta para risco de temporal e chuva de granizo em MT
O alerta cita cenário de tempestade e risco de “perigo potencial” a partir desta segunda-feira até as 10h de terça-feira (05.08)
04 de Agosto de 2025 as 14h32Juíza embarga e dá 90 dias para Bom Futuro recuperar área degradada em MT
Ação Civil Pública do MP alega que grupo de Eraí Maggi desmatou ilegalmente área de 1.720 hectares e não cumpriu acordo para recuperar área degradada
04 de Agosto de 2025 as 14h15Empresária e mãe morrem após Corolla capotar em estrada rural de MT; criança de 2 anos sobreviveu
Terezinha Fernandes Santana, de 56 anos, e a filha Fabiana Fernandes Santana, de 39 morreram no final da tarde de sábado (02)
04 de Agosto de 2025 as 12h59Governo de MT vai substituir mais de 1,3 mil pontes de madeira até 2026
Número inclui novas pontes de concreto e substituições por aduelas e tubos metálicos
04 de Agosto de 2025 as 11h09Sinop emite mais de 200 alvarás e ultrapassa 53 mil m² construídos em julho
04 de Agosto de 2025 as 11h07Motociclista de 25 anos morre após colisão com carro em Sinop
03 de Agosto de 2025 as 19h06Casal de idosos morre e neto fica ferido durante caçada em MT
Caso ocorreu em Poxoréu, neste domingo (3); arma do avô teria disparado acidentalmente contra a avó
03 de Agosto de 2025 as 18h50