Centro de ressocialização
Reeducandos de Sorriso se formam em cursos de apicultura e reaproveitamento de madeira
Os cursos foram realizados em parceria com o Sindicato Rural, Senar e o Conselho da Comunidade do município
Geral | 28 de Fevereiro de 2022 as 16h 32min
Fonte: Wellyngton Souza - Sesp-MT

Trinta reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (397 km de Cuiabá) concluíram nesta semana o curso de confecção de utensílios com resíduos de madeira e de apicultura, que consiste na exploração comercial das abelhas para produção de mel, pólen, geleia real e própolis.
Os cursos, com 15 alunos em cada turma, seguindo todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19, foram organizados pela unidade em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso, via Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Conselho da Comunidade do município.
De acordo com o diretor do CRS, Enilson de Castro Souza, essas são algumas das oportunidades já realizadas com o principal objetivo de integrar o reeducando à sociedade novamente, após o período de privação de liberdade para que possam ter uma oportunidade no mercado de trabalho ou até mesmo de empreender no próprio negócio.
"São alguns dos diversos cursos profissionalizantes que foram realizados em parceria com o Senar e outras entidades do município. Os reeducandos receberam diversas orientações sobre as atividades, desde manuseio, preparação e finalização. Todos os cursos foram feitos com profissionais capacitados e preparados. Estamos definindo outros cursos para o decorrer deste ano", afirma.
O instrutor do Senar, José Alves de Freitas, destacou que durante o curso de confecção de utensílios com resíduos de madeira o grupo aprendeu o passo a passo para utilização de resíduos, praticando artesanato sustentável diante das sobras da madeira.
Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre segurança e saúde no trabalho, ética e cidadania, meio ambiente, classificação de madeiras, manuseio de ferramentas e noções básicas de gestão.
"O curso pode ser uma alternativa de renda aos reeducandos, já que os produtos são de excelente qualidade, além disso, a produção do artesanato proporciona exercer a criatividade, a interação em grupo e, futuramente, tornar-se um trabalho quando deixarem a unidade”, reforça José Alves.
Já o instrutor Leonel Alves Pereira, responsável por ministrar o curso de apicultura, comentou que a metodologia consiste em algumas fases como a introdução da atividade, produção e o manejo mais avançado da atividade.
“Os recuperandos tiveram a oportunidade de conhecer de perto, por meio de atividades teóricas e prática, como é o manuseio com um enxame de abelhas, reconhecer as espécies, saber as fases de produção e de colheita, de uma maneira muito bem didática e seguindo todos os critérios de segurança”.
Pereira também ressaltou que o curso é uma ótima oportunidade de ressocialização do indivíduo. “A apicultura é uma área que cresce muito no Estado, portanto, é uma futura oportunidade para o mercado de trabalho, pois ele sairá daqui com algumas formações e conhecimentos técnicos. O Senar tem uma metodologia de trazer o melhor que existe no mercado e na educação”.
Notícias dos Poderes
Equipe de Sinop vence Série Bronze do Brasileiro de Basquete
Atletas voltam para casa com a medalha de ouro
28 de Outubro de 2025 as 09h53Trapezista morre após queda durante apresentação de circo
Mirinha Carvalho, de 28 anos, não resistiu ao acidente nas alturas
28 de Outubro de 2025 as 09h20Pais do vice-presidente da OAB de MT morrem após infarto e AVC em MS
Casal perdeu a vida com diferença de 20 minutos.
28 de Outubro de 2025 as 08h54Adolescente de 17 anos morre em acidente de moto durante a madrugada
Jovem saiu de casa para ir a uma festa e foi encontrado sem vida horas depois.
28 de Outubro de 2025 as 08h48Filha encontra pai morto após atropelamento em rodovia
Homem de 27 anos foi achado caído perto de viaduto da BR-163, com marcas de pneu no corpo e rosto inchado.
28 de Outubro de 2025 as 08h46Caminhão tomba e carga de algodão pega fogo na BR-364
Rodovia ficou totalmente interditada após incêndio atingir fardos espalhados na pista; motorista escapou sem ferimentos
28 de Outubro de 2025 as 08h45Adolescente perde parte do intestino após engolir mais de 80 imãs
28 de Outubro de 2025 as 06h07Jovem de 20 anos morre após pular de caminhão descontrolado durante ultrapassagem na BR-174
Lucas Areaba Cespedes Rojas estava como passageiro do veículo que tombou e caiu em um barranco, em Jauru. Motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro
27 de Outubro de 2025 as 16h03