Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Planejamento e gestão

Realizada Audiência Pública para debater implantação do Plano de Mobilidade Urbana de Sinop

Geral | 23 de Junho de 2022 as 12h 27min
Fonte: Everton Medeiros - Assecom

Foto: Assecom

O Plano de Mobilidade Urbana de Sinop foi debatido na tarde dessa quarta-feira (22), em Audiência Pública, no Centro de Eventos Dante de Oliveira. O encontro, realizado pela Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, foi um importante momento de apresentação do estudo sistematizado do trânsito de Sinop, elaborado por uma empresa especializada, assim como uma oportunidade para a população debater, junto com a Prefeitura de Sinop, as melhorias para o trânsito da cidade. Após a Audiência Pública, a empresa terá aproximadamente 30 dias para concluir as adequações e sugestões propostas, para então encaminhar ao município, que deverá, por sua vez, encaminhar a Câmara de Vereadores para aprovação na forma da lei.

O prefeito Roberto Dorner, durante discurso na audiência, agradeceu a presença da comunidade, servidores e de todas as lideranças e ressaltou a importância do debate, para planejar Sinop para o futuro. “Precisamos planejar, pra que tenhamos um trânsito seguro e eficiente. Estamos investindo na aquisição de semáforos, que serão instalados em breve, assim como botoeiras, em frente as escolas e outros pontos necessários. Não mediremos esforços pra fazer o melhor por Sinop. Sabemos que essa reunião é muito importante pra trazer esse debate. Nós entendemos que é um processo atrás do outro, temos esse Plano de Mobilidade, depois o Plano Diretor, assim como outros que fazem parte do planejamento do futuro da nossa cidade”, destacou.

O secretário da pasta, major Joubert Sacramento, explicou que: “O Plano foi constituído por equipes técnicas, mas também está recebendo sugestões dos cidadãos e entidades, e aquelas que forem pertinentes e possíveis de serem aplicadas, serão incluídas. Esse plano é um desejo e preocupação do prefeito Roberto Dorner, que direcionará as decisões a serem tomadas para o trânsito pelos próximos 10 à 15 anos. Vale ressaltar que o Plano não é estático, é dinâmico. Dessa forma, como Sinop tem uma dinâmica diferente, que cresce de forma acelerada, e daqui a 2 ou 3 anos identificarmos a necessidade de atualização, poderá ser feito esse trabalho, de forma dinâmica. Não existia em Sinop um Plano como esse, por isso estamos a partir de agora atendendo a determinação Federal, que é um passo importante para que as políticas públicas contempladas no plano, possam receber recursos federais”, pontuou.

O plano inédito é um instrumento de planejamento que servirá como diretriz para os gestores da secretaria a longo prazo. O plano apresenta estudos e sugestões sobre adequações da malha viária, aplicação de ciclovias, uso do transporte público, regulamentação do tráfego de veículos de cargas, entre outros apontamentos. A população ainda pode fazer os questionamentos e apontamentos relacionados ao plano por meio de e-mail, no endereço eletrônico sinop.planmob@gmail.com, até as 18h dessa quinta-feira. O plano apresentado, foi elaborado pela empresa Systra Engenharia e Consultoria Ltda e foi doado ao município pelo Shopping Sinop.

Participaram do evento vereadores, secretários municipais, entidades ligadas ao comércio e prestação de serviços (Unesin, CDL e Aces), Shopping Sinop, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e representantes da empresa que elaborou o Plano.