Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 18 de Janeiro de 2025

Menu

Eleições OAB

'Quem não tem coragem para debater, não vai ter coragem para te defender', declara Xênia

Geral | 18 de Novembro de 2024 as 13h 47min
Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

A candidata à Presidência da OAB-MT Xênia Guerra lamentou a ausência da advogada Gisela Cardoso, candidata à reeleição no debate realizado na noite deste domingo (17), promovido pela TV Cidade Verde, e destacou que é preciso ter coragem para defender a advocacia. O evento, transmitido para mais de 100 municípios de Mato Grosso, foi uma oportunidade para que os advogados e advogadas conhecessem suas propostas e a visão para a Ordem nos próximos três anos.

“Eu lamento mais uma vez a presidente não vir a um debate que chega a mais de 100 municípios, talvez porque não tenha propostas que atendam a sua necessidade. É uma ofensa a você advogado e advogada, porque quem não tem coragem para debater, não vai ter coragem para te defender nos próximos 3 anos”, afirmou. 

Xênia destacou a importância de democratizar a OAB-MT, prometendo medidas como o orçamento participativo, que permitirá que os advogados decidam como sua anuidade será aplicada, e a pluralidade em sua gestão, com 50% da chapa composta por representantes do interior. 

"Quero conversar com você advogado e advogada e agradecer imensamente a oportunidade de chegar na sua casa, de levar minhas propostas, de me conhecer. Você que sabe a dificuldade que é não ser bem atendido, ser confundido com um cliente na delegacia, com medo de exercer sua profissão. Nossa vida não tá fácil, mas a mudança só vai acontecer com coragem para fazer os enfrentamentos", enfatizou.

Xênia reforçou o compromisso de resgatar a confiança da classe na OAB-MT, prometendo enfrentamentos necessários para defender as prerrogativas da advocacia, frequentemente ignoradas. O debate foi uma oportunidade para Xênia apresentar seu plano de gestão, reforçando seu compromisso com uma OAB mais inclusiva, combativa e representativa.

A candidata também aproveitou para apontar a omissão da OAB na defesa dos advogados assassinados na porta dos escritórios. Xênia destacou que é preciso medidas efetivas como a questão da medida protetiva aos advogados, assim como a isonomia para o porte de arma, considerando a advocacia como uma profissão de risco, assim como já ocorre com magistrados e promotores.

A eleição da OAB-MT, ocorre nesta segunda-feira (18), das 9h às 17h.