Cadeia produtiva
Queijo produzido em Sorriso é o primeiro a receber o Selo Arte no Estado
Geral | 20 de Fevereiro de 2023 as 11h 27min
Fonte: Redação com assessoria

Poranga. Do tupi guarani, “bonito”. Esse é o nome do primeiro produto - um queijo artesanal, a receber o Selo Arte no Estado de Mato Grosso. E tem endereço de fabricação também: Sítio Vila Láctea, localizado no Assentamento Jonas Pinheiro, carinhosamente chamado de Poranga. É ali, com entrada à direita da BR 163 para quem segue no sentido Sorriso/Sinop que vive a produtora rural Rita Hachiya, criadora do queijo Poranga.
A moça dos olhos puxados, nascida em São Paulo, moradora de Sorriso desde 2005 foi testando, criando receitas e hoje é a detentora de um feito histórico: a oficialização de seu produto como Selo Arte foi publicada pelo Governo de Mato Grosso, através do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), no Diário Oficial, no dia 08 de fevereiro. E que de quebra, leva o título do primeiro produto artesanal a fazer parte do Selo Arte.
Inspirada na história e no paladar familiar – o marido, Evandro é mineiro; Rita buscou ao longo do tempo a criação de uma receita que mesclasse o “gostinho mineiro” levando em consideração as adequações de temperatura e de ponto de massa necessárias para a produção de um queijo no Mato Grosso. E foi entre um teste e outro que ela criou a “receita da Rita”, o sabor do queijo Poranga que atende ao principal requisito do Decreto n.º 9.918/2019 que instituiu o Selo Arte pelo Governo Federal: que o alimento seja elaborado de forma artesanal, respeitando as normas sanitárias, e com característica tradicional, regional e cultural.
Com o selo Rita pode agora comercializar em nível nacional especificamente o queijo Poranga. E já tem uma grande rede varejista de olho nessa produção. “Esse selo é um importante reconhecimento do trabalho do produtor, amplia a fonte de renda e de comercialização do produto”, frisa o secretário de Agricultura Familiar de Sorriso, Marlon Zanella. “E nós da Secretaria comemoramos o feito da Rita e estamos à disposição de qualquer produtor que assim como a Rita busca expandir o trabalho, as opções de renda e que acredita na força da agricultura familiar”, salienta.
O Selo Arte
Criado pelo Decreto nº 9.918/2019 o Selo Arte possibilita que alimentos de origem animal que são produzidos dentro das normas sanitárias e partir de práticas totalmente artesanais e com características tradicionais, regionais e culturais que façam dele um produto único, possam ser comercializados nacionalmente.
No Mato Grosso, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) é o implementador da iniciativa.
Notícias dos Poderes
Identificada as vítimas do acidente onde foram esmagadas por rolo compressor na BR-163
10 de Setembro de 2025 as 22h16Funcionário de zoológico é devorado por leões diante de turistas na Tailândia
Ataque aconteceu no Safari World, em Bangkok, quando o tratador saiu do veículo no recinto
10 de Setembro de 2025 as 17h24Nota MT sorteia R$ 900 mil em prêmios nesta quinta-feira (11)
Consumidores que pediram o CPF na nota em compras realizadas no mês de agosto estão concorrendo aos valores de até R$ 100 mil
10 de Setembro de 2025 as 15h50Tribunal de Contas julga regulares contas de gestão do TJMT e Funajuris
10 de Setembro de 2025 as 15h47Prefeitura de Sinop empossa 128 novos servidores para 7 secretarias
10 de Setembro de 2025 as 15h38Homem morre após sofrer descarga elétrica em chácara de Sinop
10 de Setembro de 2025 as 15h29Tragédia em obra da BR-163: três trabalhadores morrem em acidente com máquinas pesadas em Sorriso
Rodovia foi interditada após a fatalidade; vítimas atuavam na duplicação da via, a 55 km de Lucas do Rio Verde
10 de Setembro de 2025 as 15h22Bazar do Bem une voluntários para dar brinquedos às crianças carentes
No ano passado, mais de mil brinquedos foram entregues no Dia das Crianças
10 de Setembro de 2025 as 15h03