Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Aumento

Quatro aeroportos de MT movimentaram cerca de 3,3 milhões de passageiros em 2023

O Aeroporto de Sinop registrou novo recorde de movimentação de passageiros, com quase 344 mil pessoas embarcando ou desembarcando – aumento de 11%

Geral | 05 de Fevereiro de 2024 as 07h 00min
Fonte: O documento

Foto: Divulgação

Os quatro maiores aeroportos de Mato Grosso: Marechal Rondon (Várzea Grande), Maestro Marinho Franco (Rondonópolis), Presidente João Batista Figueiredo (Sinop) e Piloto Osvaldo Marques Dias (Alta Floresta) registraram cerca de 3,3 milhões de passageiros embarcando ou desembarcando em 2023. Todos eles são administrados pela Centro-Oeste Airports (COA).

Em relação à movimentação de aeronaves, os quatro aeroportos, juntos, registraram aumento de 4% em relação ao ano anterior, com mais de 50 mil pousos e decolagens.

“Tivemos mais um ano importante para os aeroportos da COA. Mesmo com as variações nos preços das passagens aéreas, os números se mantiveram no patamar de 2022, e as melhorias recorrentes feitas nos empreendimentos auxiliaram na manutenção dos voos e na criação de novas rotas. Além disso, em 2023 iniciamos as obras de modernização e ampliação dos aeroportos, um ano com um saldo extremamente positivo para a aviação civil do estado”, explica Marco Migliorini, diretor-presidente da COA.

O Aeroporto de Sinop, assim como em 2022, registrou novo recorde de movimentação de passageiros, com quase 344 mil pessoas embarcando ou desembarcando – aumento de 11% em relação ao ano anterior. Em relação à movimentação de aeronaves, foram mais de 2.600 pousos e decolagens – número que se manteve estável.

Já o Aeroporto de Rondonópolis, que havia registrado aumento de 32% na movimentação de passageiros em 2022 (na comparação com 2021), registrou crescimento também em 2023: foram mais de 51 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no empreendimento – crescimento de 20% em relação ao ano anterior – em mais de 560 pousos e decolagens, incremento de 6%.

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon se manteve estável, com quase 3 milhões de embarques e desembarques – pequena queda de 3% quando comparada com 2022. Já a quantidade de aeronaves registrou números positivos, com mais de 46 mil pousos e decolagens – aumento de 5% em relação ao ano anterior. Por fim, o Aeroporto de Alta Floresta registrou queda de 5% na movimentação de passageiros – quase 52 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no empreendimento – e diminuição de 8% na movimentação de aeronaves – foram 564 pousos e decolagens no ano.

“Os planos para 2024 são os melhores possíveis. Com a modernização e a ampliação, teremos empreendimentos mais eficientes e confortáveis, com melhorias importantes na parte operacional. Os novos e remodelados terminais de passageiros estão na parte final das obras, enquanto realizamos outras ações junto ao órgão regulador. Com esses processos superados, os novos terminais entrarão em operação em Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, e poderemos usufruir de todas as novidades no Aeroporto Internacional de Cuiabá”, finaliza Migliorini.