Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 22 de Agosto de 2025

Menu

Conferência

Proposta de Sinop é aprovada para Conferência Nacional e conquista 3 vagas de delegados

Geral | 22 de Agosto de 2025 as 10h 27min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

O município de Sinop saiu fortalecido da 6ª Conferência Estadual das Cidades, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de agosto, na capital matogrossense Cuiabá. Uma das propostas aprovadas na 2ª Conferência Municipal de julho foi, também, aprovada pela etapa estadual e será apreciada na etapa nacional. Sinop ainda obteve aprovação de três cadeiras de delegados que apreciarão as propostas em Brasília.
 
A secretária de Planejamento Urbano e Habitação de Sinop, Scheila Pedroso, foi uma das eleitas delegada titular para o evento nacional. Ela representará a instituição pública. Wladimir Nascimento da União Sinopense das Associações Comunitárias, também foi eleito titular e representará os movimentos sociais do estado. Alexandra Berté, coordenadora do setor de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação foi eleita suplente de delegada do setor público.
 
Todos eles representarão Sinop e o estado de Mato Grosso em Brasília, durante a execução da Conferência Nacional, programada para ocorrer no mês de outubro. Além deles, outros delegados, de outros municípios do estado, também comparecerão ao evento para contribuir com a construção de novas políticas públicas para o setor de desenvolvimento e crescimento das cidades brasileiras.
 
Na etapa nacional, Sinop estará representando o estado com a primeira proposta aprovada na etapa municipal do “Eixo I - Articulação entre os principais setores urbanos com o planejamento das políticas públicas”, que propõe a criação de política pública para energia limpa e/ou renovável para habitações de interesse social já implementadas nos municípios.
 
“A implementação de políticas públicas que incentivem o uso de fontes de energia limpa e renovável em habitações de interesse social já implantadas no município se justifica pela necessidade de promover a justiça energética, reduzir a vulnerabilidade socioeconômica das famílias de baixa renda e contribuir para o cumprimento das metas de sustentabilidade ambiental. Essas populações, em geral, são as mais impactadas pelo alto custo da energia elétrica e, ao mesmo tempo, têm menor acesso a tecnologias que promovam eficiência energética”, diz trecho da justificativa da proposta.
 
Scheila Pedroso comemorou o destaque de Sinop. “Ter três representantes de Sinop eleitos como delegados e ver propostas municipais avançando para a Conferência Nacional é uma conquista que reafirma o protagonismo de Sinop nas discussões sobre o futuro das cidades. Isso mostra que o trabalho coletivo realizado em nossa Conferência Municipal teve consistência, relevância e foi reconhecido em nível estadual. Agora, seguimos para Brasília com a responsabilidade de defender ideias que nasceram aqui e que podem se transformar em políticas públicas nacionais, beneficiando não apenas Sinop, mas todo o país”, avaliou ela.
 
Sinop participou da etapa estadual, com seis propostas aprovadas na conferência municipal e oito delegados titulares. Durante o evento em Cuiabá, a secretária Scheila Pedroso e a coordenadora do Departamento de Habitação, Cristiane Resplandes, participaram do grupo que debateu políticas públicas para habitação de interesse social. Nesse contexto, o presidente da MT Par, Werner Santos, destaca que o Governo de Mato Grosso já atua nos municípios com incentivo ao desenvolvimento às cidades afetadas pela falta de mão-de-obra, por meio do projeto Ser Família Habitação.
 
“O município está crescendo em diversos setores e, graças ao trabalho da Prefeitura, em parceria com o Governo de Mato Grosso e União, estamos como mais de 4.000 unidades entre entregues, contratadas ou em processo de viabilização. E o Governo de Mato Grosso quer continuar como parceiro de Sinop”, evidenciou.