Política da Pesca
Projeto que proíbe pesca em Mato Grosso por 5 anos tem votação final na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
Na primeira votação foram 14 votos favoráveis à mensagem do governo, cinco contrários e uma abstenção
Geral | 26 de Junho de 2023 as 17h 10min
Fonte: Redação -O Documento

O projeto de lei que proíbe a pesca comercial por cinco anos no estado, passará pela 2ª votação na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (28). Com cinco votos contrários, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em primeira votação no dia 2 de junho o PL em plenário.
O Projeto de Lei 1363/2023, de autoria do Governo do Estado, muda a Lei nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a Política da Pesca no Estado de Mato Grosso. O projeto prevê que durante cinco anos será permitida somente a pesca na modalidade “pesque e solte” e as capturas de peixes às margens do rio destinados ao consumo no local ou de subsistência.
A votação da matéria proporcionou um forte debate por parte dos deputados contrários ao projeto de lei, além de ter tido um forte clamor social, com as galerias lotadas de representantes dos dois lados – pescadores e governo – os deputados discutiram a mensagem e fizeram sugestões. Paulo Araújo (PP) defendeu a apresentação de uma emenda ao projeto para que as empresas que comercializam iscas fiquem isentas do período de proibição, podendo comercializar, transportar e armazenar durante os cinco anos que trata o projeto. “Porque a pesca não vai deixar de existir, o que nós queremos é dar um descanso para os rios por um período de cinco anos”, disse ao defender a aprovação da matéria.
O projeto de lei também prevê pagar aos pescadores profissionais, durante sua vigência, um auxílio pecuniário que tem duração de três anos, contados a partir de 2023, sendo um salário mínimo no primeiro ano, 50% do salário mínimo no segundo ano e 25% do salário mínimo no terceiro ano.
Na primeira votação foram 14 votos favoráveis à mensagem do governo, cinco contrários e uma abstenção. Contra a matéria votaram os deputados Thiago Silva (MDB), Dr. João (MDB), Lúdio Cabral (PT), Elizeu Nascimento (PL) e Wilson Santos (PSD), que tem sido um principal opositor à matéria.
Santos denunciou em plenário que o Governo do Estado utilizou como base para o projeto da pesca, um relatório da Assembleia Legislativa. “Não acredito que o governo tenha utilizado um relatório encomendado pela Assembleia para embasar o projeto. Esse relatório não é um estudo, não possui dados relevantes, nem técnico e nem científico. Esse estudo abordou apenas a bacia do Alto Paraguai. Como vamos fazer uma lei para a pesca sem estudo das diversas bacias do Estado”, disse.
Notícias dos Poderes
Em Primavera do Leste, Sérgio Ricardo inicia série de visitas técnicas
O objetivo é a busca de soluções para combater desigualdades regionais de MT
02 de Dezembro de 2023 as 14h21Assembleia Legislativa gasta mais de R$ 100 mil com flores
Despesas da casa de leis incluem arranjos florais, buquês, botões de rosa e coroas funerárias
01 de Dezembro de 2023 as 17h16Crianças nascidas mortas em Sinop podem ter nome registrado
Norma nacional publicada neste mês de novembro padroniza a possibilidade de os pais darem nome ao natimorto em Cartórios de todo o Brasil
01 de Dezembro de 2023 as 17h03Governo de MT proíbe uso do fogo para limpeza e manejo de áreas no Pantanal até 31 de dezembro
O incêndio que atingiu o Pantanal mato-grossense desde o mês de outubro é considerado controlado desde 20 de novembro
01 de Dezembro de 2023 as 17h00Maioria das rodovias de Mato Grosso apresentam problemas
A análise leva em consideração três características: pavimento, sinalização e geometria da via
01 de Dezembro de 2023 as 15h26Abertura do Natal dos Sonhos é nesse sábado(2)
roda gigante, casa do papai noel e parada natalina estão entre as atrações
01 de Dezembro de 2023 as 15h22Trânsito é alterado na região da Praça da Bíblia por conta do Natal dos Sonhos; confira
Essas alterações permanecerão até o encerramento do Natal dos Sonhos
01 de Dezembro de 2023 as 11h54Sábado tem pesagem do Bolsa Família na UBS Boa Esperança e CRAS Menino Jesus
Até o momento, 86% dos 9.399 beneficiários já realizaram o acompanhamento
01 de Dezembro de 2023 as 11h52