Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Ensino e serviço

Projeto leva estagiários de fisioterapia para Centro Especializado em Reabilitação

Geral | 28 de Setembro de 2021 as 11h 41min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria

Acadêmicos de fisioterapia de duas instituições de ensino superior em Sinop passaram a reforçar, pela primeira vez, os atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação (CER) que, atualmente, atende a média diária de 150 pacientes na área. Os alunos de graduação estão atuando, com supervisionamento, em duas frentes: reabilitação de pacientes neurológicos e, também, na saúde do trabalhador.

“Hoje nós temos aqui estudantes da UNIC atendendo a parte neurológica de reabilitação. Eles vêm toda terça e quinta. E, nós temos a Fasipe que está fazendo um trabalho de atendimento aos profissionais em saúde do trabalhador. Eles vêm uma sexta a cada 15 dias, para fazer esse atendimento aos profissionais do CER”, explicou o coordenador do CER, Thiago Rodrigues.

A Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) é a responsável por organizar a participação dos estágios no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir daí, o grupo é apresentado à metodologia de trabalho do centro. “A gente alinha, mostra a eles a forma da qual nós trabalhamos aqui. Isso que é importante, o aluno se adaptar a forma que é o local de trabalho. Até porque, ao se formarem, é geralmente o que acontece”, lembrou.

São 15 acadêmicos atuando todas às terças e quintas-feiras. Inicialmente, os estagiários fazem avaliação de cada paciente e, depois, partem para tratamento. Os trabalhos ocorrem das 6h45 até às 10h45, com três grupos de estagiários, contendo cinco alunos cada. Todo o processo é acompanhado e supervisionado por uma fisioterapeuta e preceptora de estágios do centro.

Para Thiago, a participação dos acadêmicos no trabalho é muito positiva. “O ensino e o serviço ganham e isso é importante. Para nós, é um ganho porque conseguimos andar com nossa lista. Os pacientes não ficam muito tempo aguardando [atendimento], conseguimos dar essa rotatividade”, destacou.

Quanto aos atendimentos voltados à saúde do trabalhador da equipe do CER, são desenvolvidos uma sexta a cada 15 dias. “Já com os alunos da Fasipe, fazendo esse trabalho em saúde do trabalhador para os nossos profissionais, é fantástico porque nossos profissionais cuidam dos outros, mas, às vezes, não sobra tempo para cuidar da gente”, destacou.

Para a acadêmica Sueli Marques dos Santos, a participação em atividades de estágio na rede é de extrema importância. “Por conta do conhecimento, do aprendizado, estar aqui realizando os exercícios, as atividades. Acho que a fisioterapia nesse momento de reabilitação do paciente é essencial para ele tenha esse retorno da vida diária dele”, destacou.

 

O que é o CER?

O Centro Especializado em Reabilitação de Sinop é de porte 2, referência para a região, e trabalha com reabilitação física e auditiva. Desde 2018 está localizado na rua das Andirobas e, atualmente, atende a média diária de aproximadamente 200 pacientes da rede SUS, encaminhados por médicos das unidades básicas de saúde ou pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM), por exemplo.

Na reabilitação física, conta com 8 fisioterapeutas no quadro de profissionais. Na parte fonoaudióloga, o CER realiza o teste da orelhinha, além de ter o atendimento convencional de fonoaudiologia e serviços de audiometria. “Fazemos daqui a dispensação dos aparelhos auditivos da região”, pontuou o coordenador.

Além dos profissionais das duas áreas, o Centro conta também com psicóloga, assistente social e terapeuta ocupacional, por exemplo, atendendo demandas internas, conforme a necessidade dos pacientes que estão em tratamento na unidade.