Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Menu

Siga Antenado

Projeto faz a troca de parabólicas tradicionais por digitais, gratuitamente

Em Sinop serão 2 mil kits para famílias de baixa renda inscritas nos programas sociais do Governo Federal

Geral | 06 de Julho de 2023 as 11h 19min
Fonte: Redação

Foto: Divulgação

Quando a tecnologia de internet 5G for plenamente ativada, as antenas parabólicas tradicionais – da chamada banda C – vão deixar de funcionar corretamente. Para auxiliar a população na migração do sinal de TV com antenas que recepcionam a banda Ku, a instituição Siga Antenado está distribuindo kits com parabólicas digitais, gratuitos para famílias de baixa renda inscritas nos programas sociais do CadÚnico.

A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel, sem fins lucrativos. Nessa fase do programa, referente ao mês de julho, 4,6 mil famílias devem ser beneficiadas com o kit nos municípios de Sinop, Diamantino, Itiquira e Nortelândia.

Somente no município de Sinop são 2 mil famílias que podem ter direito à instalação do kit gratuito. Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisa fazer a troca.

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, explica que o programa chega à quarta fase com mais de 500 mil famílias atendidas. “Até a terceira fase, trabalhamos nas capitais, passando pelas cidades com mais de 500 mil habitantes até os municípios com 200 mil moradores e seus entornos. Aproximadamente dois terços da população brasileira vivem nos locais atendidos. Agora, chegou a hora de expandir a atuação para as cidades com mais de 100 mil habitantes e municípios vizinhos”.

O executivo também destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma.

Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.

Em Mato Grosso, além da capital, outras 27 cidades continuam com o agendamento para instalação do kit gratuito liberado. São elas: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Alto Paraguai, Arenópolis, Denise, Jaciara, Juscimeira, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Pedra Preta, Porto Estrela, Rondolândia, Rondonópolis, Santo Afonso, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tangará da Serra.

Nas lojas, um kit de parabólica digital está na faixa de R$ 500,00.