Infraestrutura
Projeto da Prefeitura para desapropriar área é aprovado na Câmara para ampliar Tarumãs
Geral | 14 de Fevereiro de 2023 as 20h 11min
Fonte: Everton Medeiros - Assecom

A Prefeitura de Sinop encaminhou para a Câmara de vereadores, um Projeto de Lei (n° 001/2023), de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a desapropriação de áreas particulares, com o objetivo de ampliar um trecho da Avenida dos Tarumãs. O Projeto foi votado e aprovado pelos vereadores na última sessão ordinária, o que autoriza o município a dar sequência nos trâmites necessários para a desapropriação, assim como iniciar os planejamentos de melhorias.
O objetivo do poder público com a desapropriação é realizar obras de urbanização e ampliação do sistema viário municipal, com a implantação da pista da esquerda da Avenida dos Tarumãs. Obra de infraestrutura necessária no município, visto o crescimento acelerado da região. Por sua importância, o projeto foi aprovado e recebeu pareceres favoráveis da comissão de Obras, Viação e Serviços Urbanos, assim como das comissões de Finanças, Orçamento e fiscalização, e de Justiça e Redação.
O prefeito Roberto Dorner comemorou a aprovação do projeto pelos vereadores. “Sabemos da importância dessa via para o município. Vínhamos tentando a regularização dessas áreas particulares, junto aos proprietários, no entanto, a alternativa encontrada foi encaminhar esse projeto de desapropriação. Dessa forma, o município se tornará proprietário da área, o que vai nos permitir projetar as melhorias e executar assim que possível. É uma região em constante crescimento, que precisa da atenção e de medidas urgentes pelo município”, pontuou.
“A Avenida dos Tarumãs trata-se de uma avenida arterial de nosso município, a qual interliga a BR-163 com interior da cidade, percorrendo muitos bairros em seu trajeto, sendo ainda projetada para chegar ao aeroporto municipal João Batista Figueiredo. A Avenida está projetada com largura de 50 metros, e nesse local, por falta da pista da esquerda, ocorre o estreitamento obrigatório, o que causa transtornos à mobilidade urbana, bem como aumenta significativamente os riscos de acidente nos cruzamentos e em toda a extensão da via local, uma vez que ela passou a ser elo de ligação entre bairros populosos, e nesse trecho atravessando em meia pista todo o Jardim das Nações 1 e 2”, cita mensagem ao projeto.
Outra via também está na área a ser desapropriada. “Nesse mesmo sentido a Avenida Oscar Niemeyer, que também é uma importante via de ligação entre bairros, interligando a Avenida dos Tarumãs a Avenida Claudete, transpondo as Reservas R1 e R2, transformando-se em via de ligação da BR-163 e da região sul da cidade com a vias que conduzem a região central da cidade a bairros onde estão instaladas grandes universidades, além da estrada Nanci que interliga à MT-220 e ao Aeroporto Municipal João Batista Figueiredo”, conclui mensagem do executivo.
Notícias dos Poderes
Pesquisadores encontram reserva de água doce submarina que pode abastecer milhões; entenda
Expedição internacional identificou reservas ocultas entre Nova Jersey e Maine, nos EUA. Achado reacende debate sobre soluções para a crise hídrica global.
11 de Setembro de 2025 as 15h28Filho de delegado de Sinop morre em acidente no Paraná
11 de Setembro de 2025 as 15h26Pesquisadores desenvolvem tecnologia sustentável para produção de mudas florestais
O projeto aposta em alternativas sustentáveis feitas com fécula de mandioca, fibras naturais, ceras vegetais e resíduos vegetais de baixo custo no plantio de espécies como o eucalipto, pinus e teca
11 de Setembro de 2025 as 14h03Mato Grosso com umidade do Saara! Alerta máximo de 'grande perigo' é emitido pelo Inmet
11 de Setembro de 2025 as 12h01Moradores de Cuiabá e Água Boa levam R$100 mil em sorteio do Nota MT
Iniciativa do Governo de Mato Grosso distribuiu R$ 900 mil em prêmios neste mês e fortalece a cidadania fiscal no estado
11 de Setembro de 2025 as 11h59Corpo de Bombeiros de Mato Grosso é a instituição mais confiável do Estado
A pesquisa do Instituto Percent Brasil foi realizada entre os dias 01 e 06 de setembro
11 de Setembro de 2025 as 10h39