Geral
Projeto da nova sede do Fórum de Sinop é readequada e entregue ao TJ
“Acreditamos que até o 2º semestre a licitação seja lançada”, disse o juiz diretor Cléber Luis Zeferino de Paula
Infraestrutura | 08 de Abril de 2022 as 20h 09min
Fonte: Rodrigo Meloni

O projeto para a construção do novo prédio do Fórum da Comarca de Sinop foi apresentada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) com as readequações solicitadas pela presidente Maria Helena Póvoas em reunião anterior atendidas. “Com a pandemia inúmeras inovações surgiram, ampliou-se a virtualização de processos e dos canais de acessos remotos, trazendo uma nova realidade para o Judiciário, em que prédios de grande porte se tornaram obsoletos”, disse a desembargadora há duas semanas.
Maria Helena Póvoas lembrou a recomendação do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, de que as novas obras do Poder Judiciário tenham projetos enxutos, justificando o argumento de que as secretarias onde são guardados os processos físicos tenham tamanho reduzido.
“Foi uma reunião positiva, acreditamos que até o segundo semestre a licitação seja lançada, e após todo o trâmite necessário a construção ocorra dentro de 24 meses”, disse o juiz diretor do Fórum de Sinop, Cléber Luis Zeferino de Paula.
Cléber Luis explicou que em 2019 os trabalhos foram suspensos e em decorrência de fatos como a pandemia, eles só puderam ser retomados agora. “Ontem nos reunimos com desembargadores e pelo que foi acordado entre as partes acredito que no segundo semestre já seja possível fazer a licitação, eles entenderam nossos argumentos, mostramos que as readequações foram feitos, e o que é Sinop hoje, sua taxa de crescimento econômico, e o que o prédio atual está defasado; a última reforma pelo qual ele passou foi em 2008, com estruturas com mais de 20 anos”, explicou o juiz diretor.
Na reunião, Orlando Perri lembrou que o município deve pensar em longo prazo e que a construção do Fórum deve levar em conta o crescimento populacional. Sinop tem 47 anos de fundação e mais 200 mil habitantes, a estimativa é que o município chegue aos 300 mil habitantes nos próximos 10 anos.
“Esse contingente populacional implica no serviço do Judiciário e precisamos pensar que daqui a 10 ou 30 anos esse prédio onde o Fórum esteja, tenha possibilidade de ser ampliado, pensando na necessidade futura de novos juízes, sem que seja preciso construir um novo espaço. A preocupação nossa é com a próxima geração, inclusive”, ponderou o desembargador.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, considerou as ponderações do desembargador pertinentes e explicou que a obra também está sendo pensada considerando o avanço da tecnologia de comunicação e novas formas digitais de acesso à Justiça.
“Vivemos uma evolução acelerada com a pandemia, pois todos precisaram se adaptar e o desembargador também pontuou esse fator. Consideramos a reunião muito produtiva e neste diálogo podemos crescer. Além disso, é importante dizer que a localização do novo Fórum é muito boa por ser uma região para onde a cidade já vem crescendo. Conta com avenidas duplicadas, áreas com monitoramento por câmeras, o que oferece maior segurança no entorno”, afirmou o gestor municipal.
Acompanharam a reunião o juiz diretor do Fórum da Capital, Lídio Modesto, o juiz Walter Tomaz da Costa, do Juizado Especial Cível e Criminal de Sinop, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Ítallo Leite.
A comitiva de Sinop estava formada com representantes de entidades locais e dos Poderes Executivo e Legislativo, tais como Faira Strapazzon, secretaria de Governo de Sinop; Ivan Schneider, procurador-geral do Município de Sinop; Elbio Volkeis, presidente da Câmara de Vereadores de Sinop; Waldomiro dos Anjos, diretor da PRODEURBS Sinop; Carlos Henrique Fonseca, da União das Entidades de Sinop (UNESIN); membros da OAB Eduardo Chagas e Felipe Guerra e Fernando Figueiredo.
Notícias dos Poderes
Politec identifica oito vítimas de acidente na BR-163
Acidente ocorreu nesta terça-feira (17.05) no km 799 da BR-163, em Sinop, envolvendo um ônibus e uma carreta
18 de Maio de 2022 as 12h05Empresa responsável pelo ônibus envolvido no acidente abre canal de comunicação com vítimas
11 pessoas morreram no acidente
17 de Maio de 2022 as 19h43Diretora do Sintep e filho de 11 anos morrem em acidente
17 de Maio de 2022 as 16h23Conheça as intervenções que a prefeitura vai fazer no trânsito
Instalação de semáforos, botoneiras e mini-rotatórias prometem melhorar o fluxo
17 de Maio de 2022 as 11h37Ex-diretor do SAAES vai ocupar um cargo na AGER
Durante a aprovação da nomeação, vereadores criticaram a inércia da Agência de Regulação
16 de Maio de 2022 as 17h07Meio Ambiente promove arborização de escola infantil em Sinop
16 de Maio de 2022 as 15h32Detran-MT abre inscrições para Curso de Direção Defensiva
As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (16) até o dia 20 de maio, pela plataforma virtual da Escola Pública de Trânsito
16 de Maio de 2022 as 11h56Último dia para pagar o IPTU com 15% de desconto à vista
Imposto também pode ser parcelado em 3x ou 6x
16 de Maio de 2022 as 09h52