Segundo pesquisa
Profissionais com cursos técnicos ganham 30% a mais ao longo da carreira, diz estudo
Além da remuneração superior, o estudo aponta que a inserção no mercado de trabalho é mais rápida para quem concluiu o ensino técnico
Geral | 22 de Janeiro de 2024 as 07h 00min
Fonte: O documento

Um estudo realizado em 2023 por economistas do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, apontou que jovens com cursos técnicos chegam a ganhar 32% a mais, ao longo da carreira, em relação aos estudantes que terminaram o ensino médio regular e não cursaram ensino superior.
O estudo está no livro “Impacto da educação técnica sobre a empregabilidade e a remuneração” que revela um cálculo, que para cada R$ 1 investido pelo estudante de ensino técnico, ele obtém retorno superior a R$ 3 na própria remuneração. Além da remuneração superior, o estudo aponta que a inserção no mercado de trabalho é mais rápida para quem concluiu o ensino técnico.
De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2021-2023 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a taxa de ocupação dos profissionais formados pela instituição é de 84,4% dos ex-alunos de cursos profissionais de nível médio da entidade estão empregados, ou seja, oito em cada 10 pessoas que saem da instituição estão no mercado de trabalho. O número representa um aumento em relação ao índice de 76,3% registrado no estudo anterior, de 2020-2022.
“A formação técnica é uma ferramenta muito importante para ampliar a qualificação entre os jovens e adultos no Brasil. A possibilidade de trabalho formal e o tempo em que a pessoa que possui o curso técnico fica no emprego é superior porque a formação dá uma base fundamental. Fortalecer a educação técnica é trabalhar para construir uma força de trabalho mais capacitada”, aponta a gerente executiva de Educação Profissional e Superior do Senai MT, Jocely Nogueira.
Menos de dois meses após iniciar o curso técnico em Mecatrônica no Senai em Várzea Grande, o estudante Pedro Morgado, de 22 anos, conseguiu uma vaga de emprego. Ele executa a função de automação industrial na Ambev há um ano e meio.
“O curso técnico ajuda muito porque mais visível para empresas interessadas, elas apresentam as vagas para gente durante o curso e isso é muito bom. Os professores também nos orientam para o mercado de trabalho, no meu curso mesmo, foram três pessoas que com dois meses de aula já conseguiram uma vaga de emprego”, reforça o Pedro.
O Senai oferta cursos em 11 cidades de Mato Grosso e neste ano são disponibilizadas 1000 vagas em formações como Automação Industrial, Logística, Eletromecânica, Recursos Humanos, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho, Técnico em Administração, Técnico em Redes de Computadores.
Notícias dos Poderes
Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55