Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 22 de Outubro de 2021

Geral

Profissão de corretor de imóvel cresce no país, em Cuiabá mercado movimenta mais de R$ 3 bilhões

Sindicato da Habitação de Mato Grosso | 23 de Junho de 2021 as 14h 09min
Fonte: Assessoria

A profissão de corretor de imóvel ganhou maior visibilidade em todo o país, após a alta do mercado imobiliário. Os indicadores apresentam avanços para o setor, último levantamento do Sindicato da Habitação de Mato Grosso (SECOVI-MT), revelou mais de R$ 3 bilhões transacionados no ano de 2020 em Cuiabá.

Os juros para financiamento de imóveis são os mais baixos do mercado e a queda da taxa Selic favoreceu para a redução da taxa dos juros.  Essa realidade favorece o mercado a nível de Brasil. Hoje as unidades residenciais novas cresceram 9,8% no País, no ano passado, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A redução dos juros é o fator principal para o fortalecimento do setor. A demanda por corretores de imóveis aumenta significativamente com o impulsionamento das vendas de imóveis. A alta do mercado fomenta a profissão de corretores de imóveis, que são os profissionais habilitados para realizar a intermediação das transações imobiliárias.

É fundamental avaliar se a imobiliária ou o corretor possuem Creci (registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), se está constituída formalmente com CNPJ e se a imobiliária tem respaldo jurídico para todas as ações de compra, venda, locação, arrendamentos e avaliação e imobiliária. Somente a pessoa habilitada poderá garantir segurança jurídica na transação imobiliária.

No mês de julho, dia 7, acontecerá a eleição do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso, e pela primeira vez na história, não existe oposição, as duas chapas disputam pela situação, trata-se do continuísmo.

A chapa 1, Creci Cada Vez Melhor, é encabeçada pelo atual presidente do CRECI, professor Benedito Odário e a chapa 2, Pra Frente Corretor, é encabeçada pelo vice Claudecir Contreira.

Professor Benedito mostrou que sabe gerenciar. Expandiu o campo de atuação profissional através da realização de convênios com o Tribunal de Justiça e Tribunal Regional do Trabalho para atuação do corretor público e perito judicial. Criou o Banco de Peritos Judiciais e Corretores Públicos (BANPAC). Realizou cursos de capacitação e assessoria jurídica aos profissionais. Fez parceria com a polícia judiciária civil para acompanhar a equipe de fiscalização em diligências, visando coibir o exercício ilegal da profissão. Professor Benedito traz novas propostas pela chapa 1, como implantação do Creci itinerante, construção de sedes regionais, convênio com entidade de previdência privada entre outros.

Claudecir Contreira tem seu plano de trabalho pela Chapa 2, organização administrativa, organização do espaço físico do Creci, articulação política para atualização da lei de regulamentação da profissão, criação de caixa de assistência entre outros.   

Em Mato Grosso são mais de 10 mil profissionais e 1.200 imobiliárias ativas no Estado. Esse número a nível nacional também aumenta, são aproximadamente 400 mil corretores de imóveis e aproximadamente 50 mil imobiliárias ativas, segundo o Conselho Federal -COFECI.

Para atuar como corretor de imóvel é exigida formação inicial de técnico, e também possui a formação superior na área. Em Mato Grosso três escolas técnicas ofertam tais cursos habilitadores da profissão, são a rede de ensino CETEPS, Sistema S de ensino e a Unec.