Greve dos professores
Professores que estão em greve há 58 dias acampam na Assembleia de MT
O acampamento reúne representantes de todo o estado
Geral | 23 de Julho de 2019 as 21h 23min
Fonte: Redação com assessoria

Tem início nesta terça-feira (23.07) a vigília dos profissionais da educação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os educadores da rede estadual, em greve há 58 dias, montam acampamento no local e permanecerão durante toda a semana, até obterem resposta dos parlamentares a mediação com o governo.
Os deputados elaboraram uma proposta com base no real cenário financeiro do estado. A negativa do governo Mauro Mendes ao que poderia se um avanço nas negociações, leva o movimento grevista a exigir da Casa de Leis um novo posicionamento. Para a categoria a proposta se apresentava interessante, apesar de não ser a ideal, por pagar o percentual da correção do salário de forma integral, mesmo que parcelado, até a próxima data-base, em maio de 2020.
O acampamento reúne representantes de todo o estado e grupos maiores de trabalhadores da educação de municípios que ficam num raio de aproximadamente 250 quilômetros.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, o governo Mauro Mendes demonstra que não tem nenhum interesse em negociar a greve com os/as trabalhadores/as da educação. Segundo Valdeir está claro a quais interesses essa administração tem priorizado. “Caberá aos deputados, como representantes eleitos pela população, fazerem com que o governo respeite a mediação”.
Histórico
A greve na educação estadual teve início em 27 de maio, exigindo: cumprimento da Lei 510/2013, na data base da categoria; convocação dos concursados; direitos a licenças (Prêmio e qualificação); pagamento de 1/3 de férias para contratados; e reforma nas mais de 400 escolas do estado.
Apesar dos encaminhamentos dados em alguns pontos da pauta, e não cumpridos, como é o caso da convocação dos concursados. A pauta determinante que assegura a correção salarial da categoria da educação, a Lei 510/2013, permanece ignorada pelo governo Mauro Mendes com justificativas falaciosas.
Notícias dos Poderes
Homem morre após ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA
Vítima usava
20 de Julho de 2025 as 21h16Semana começa com clima seco e deixa interior do país em alerta
Condições secas favorecem colheita de grãos da segunda safra, mas geram atenção quanto ao risco de queimadas
21 de Julho de 2025 as 06h46Biodiversidade de Mato Grosso é destaque na maior feira mundial de observação de aves
Evento internacional reúne operadores e entusiastas de viagens voltadas à vida selvagem e conservação ambiental
21 de Julho de 2025 as 07h00Casal, adolescente e criança de 3 anos morrem após carro cair em rio em MT
De acordo com as informações, a família deixava o distrito de São João na noite de sexta-feira com destino ao município de Tabaporã, onde moravam, quando o acidente aconteceu
20 de Julho de 2025 as 15h21Bombeiros combatem incêndio em carreta na BR-163 em Sinop
Foram utilizados aproximadamente 3 mil litros de água para a completa extinção do fogo; ninguém ficou ferido
20 de Julho de 2025 as 15h13Mais de 6 mil aposentados e pensionistas do INSS em MT aderem ao acordo de ressarcimento
Estado já registra 6.435 adesões — 25,9% do total apto — e pagamentos começam dia 24 de julho com correção pelo IPCA
19 de Julho de 2025 as 14h06Governo de MT inicia duplicação do penúltimo trecho da BR‑163 entre Várzea Grande e Jangada
Com investimento de R$ 431,3 milhões, obras vão duplicar 56 km da rodovia federal e expandir 4G e área de escape — conclusão prevista para 2026.
19 de Julho de 2025 as 12h05Zanin concede prisão domiciliar a investigado por venda de sentenças que quase morreu na Papuda
Andreson de Oliveira Gonçalves ficou oito meses preso na Papuda. Ele é suspeito de participar de esquema de venda de sentenças
18 de Julho de 2025 as 20h57