Atualização
Procon Sinop migra para sistema ProConsumidor
Plataforma traz mais agilidade nos atendimentos
Geral | 27 de Junho de 2022 as 11h 27min
Fonte: Everton Medeiros - Assecom
O Procon de Sinop já está utilizando a nova plataforma ProConsumidor, que é um sistema eletrônico de atendimento. O novo modelo está substituindo, gradativamente, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O PróConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível realizar o registro de reclamações, denúncias e verificar consultas de procedimentos em andamento, relacionados às demandas consumeristas administrativas.
O objetivo do sistema, é trazer mais agilidade nos atendimentos e integrar as unidades do órgão pelo país. Dessa forma, centraliza todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma. Antes as comunicações das reclamações eram feitas prioritariamente via postal, por correios, o que trazia custos para os cofres públicos, além do tempo de demora na solução das demandas. Com o ProConsumidor essa comunicação é virtual, por meios eletrônicos e e-mail. O Procon tem 365 dias para realizar todo o trâmite da reclamação incluindo a fase Decisão.
Segundo o Diretor do Procon Sinop, Vilson Barozzi, “o Procon se atualizou conforme o ritmo que a sociedade pede. Porque as pessoas querem respostas rápidas. É importante que os empresários e fornecedores se cadastrem no sistema e preencham o formulário de adesão. Nós estamos levando ao comércio e entidades, os formulários de cadastro, para incentivar a participação. O fornecedor pode deixar um telefone cadastrado para contato direto com o Procon, para resolução rápida das demandas. Outro ponto positivo é que o fornecedor também tem acesso aos trâmites do procedimento via on-line”, pontuou.
Com o ProConsumidor, toda demanda é registrada e classificada. O atendimento é dividido em fases:
-Pré-atendimento - em que é realizado o cadastro do consumidor e fornecedor, com a definição do tipo de atendimento;
-Abertura – complementação dos dados da Reclamação (área, assunto, problema, relato, etc);
-Tratativas – tratamento efetivo da demanda levadas ao Procon;
-Decisão – ações referentes à definição do Cadastro de Reclamações Fundamentadas;
-Finalizada – encerramento da demanda.
Atendimento do Procon Sinop:
O Procon de Sinop fica da rua das aroeiras, 1116 - Centro. Fones para contato: disque 151 / (66) 3531-1512 / (66) 99998-8585
Notícias dos Poderes
Mãe e filho que invadiram casa e mataram dois em Peixoto de Azevedo são presos
Eles são apontados como os principais suspeitos de matar dois idosos em Peixoto de Azevedo
23 de Abril de 2024 as 16h24Nova promoção dá salgadinhos a ‘cornos’ em Contagem
Confeitaria também se inspirou na suposta traição de Gracyanne Barbosa ao cantor Belo, que recentemente virou assunto nas redes sociais
23 de Abril de 2024 as 15h284ªonda de calor: municípios de MT devem ficar até 5ºC mais quente; veja lista
Previsão é que as altas temperaturas permaneçam até dia 2 de maio
23 de Abril de 2024 as 13h02Turista morre após se aproximar de vulcão ativo para tirar foto
A turista, identificada como Huang Lihong, tropeçou e despencou de uma altura de 75 metros após se aproximar de um vulcão ativo na Indonésia
23 de Abril de 2024 as 12h58Empresa aérea erra destino e cachorro morre durante voo
Cão da raça golden retriever, que deveria ter vindo para Sinop- MT mas foi para o Ceará e morreu após voltar a São Paulo
23 de Abril de 2024 as 12h41Hoje é o dia de Sinop discutir a concessão da BR-163
ANTT realiza a primeira reunião participativa para colher sugestões sobre o contrato de concessão da rodovia
23 de Abril de 2024 as 10h33Mais 509 militares são incorporados na PM de Mato Grosso
Soldados reforçarão o policiamento em todos os municípios do Estado
23 de Abril de 2024 as 10h02