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Atualização

Procon Sinop migra para sistema ProConsumidor

Plataforma traz mais agilidade nos atendimentos

Geral | 27 de Junho de 2022 as 11h 27min
Fonte: Everton Medeiros - Assecom

Foto: Assecom

O Procon de Sinop já está utilizando a nova plataforma ProConsumidor, que é um sistema eletrônico de atendimento. O novo modelo está substituindo, gradativamente, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O PróConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível realizar o registro de reclamações, denúncias e verificar consultas de procedimentos em andamento, relacionados às demandas consumeristas administrativas.

O objetivo do sistema, é trazer mais agilidade nos atendimentos e integrar as unidades do órgão pelo país. Dessa forma, centraliza todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma. Antes as comunicações das reclamações eram feitas prioritariamente via postal, por correios, o que trazia custos para os cofres públicos, além do tempo de demora na solução das demandas. Com o ProConsumidor essa comunicação é virtual, por meios eletrônicos e e-mail. O Procon tem 365 dias para realizar todo o trâmite da reclamação incluindo a fase Decisão.

Segundo o Diretor do Procon Sinop, Vilson Barozzi, “o Procon se atualizou conforme o ritmo que a sociedade pede. Porque as pessoas querem respostas rápidas. É importante que os empresários e fornecedores se cadastrem no sistema e preencham o formulário de adesão. Nós estamos levando ao comércio e entidades, os formulários de cadastro, para incentivar a participação. O fornecedor pode deixar um telefone cadastrado para contato direto com o Procon, para resolução rápida das demandas. Outro ponto positivo é que o fornecedor também tem acesso aos trâmites do procedimento via on-line”, pontuou.

Com o ProConsumidor, toda demanda é registrada e classificada. O atendimento é dividido em fases:

-Pré-atendimento - em que é realizado o cadastro do consumidor e fornecedor, com a definição do tipo de atendimento;

-Abertura – complementação dos dados da Reclamação (área, assunto, problema, relato, etc);

-Tratativas – tratamento efetivo da demanda levadas ao Procon;

-Decisão – ações referentes à definição do Cadastro de Reclamações Fundamentadas;

-Finalizada – encerramento da demanda.

 

Atendimento do Procon Sinop:

O Procon de Sinop fica da rua das aroeiras, 1116 - Centro. Fones para contato: disque 151 / (66) 3531-1512 / (66) 99998-8585