Golpes virtuais
Procon alerta sobre uso do PIX e ofertas milagrosas
Criminosos vêm aproveitando cada vez mais a fragilidade de pessoas endividadas, oferecendo soluções milagrosas para 'acabar' com os problemas financeiros e aplicando golpes
Geral | 13 de Março de 2023 as 11h 13min
Fonte: Gabi Braz- Redação PP

Redobrar a atenção e cuidados com ofertas “milagrosas” enviadas pela internet e, principalmente, por números de desconhecidos. Esse é um dos pontos de alerta emitidos pelo Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) já que, semanalmente, são registrados casos de consumidores sendo vítimas de golpes via PIX bancário e de empréstimos.
O perigo da facilidade
De acordo com Genilto Nogueira, secretário adjunto do Procon Municipal de Cuiabá, golpistas vêm aproveitando cada vez mais a fragilidade de pessoas endividadas, oferecendo soluções milagrosas para “acabar” com os problemas financeiros.
O secretário explica, ainda, que ações criminosas como essa são antigas, mas os casos estão crescendo devido às facilidades da internet e das redes sociais.
Recentemente, o Procon Municipal de Cuiabá recebeu a denúncia de uma consumidora que foi vítima do golpe do PIX – modo de transferência bancária instantânea, e acabou perdendo cerca de R$ 70 mil em menos de uma semana.
O golpe teria sido aplicado por uma empresa fictícia, que prometia a liberação de um grande valor de crédito e pedia o envio de um valor como garantia para a ação.
Diariamente, segundo o Procon, os golpistas entravam em contato, manipulando a consumidora e fazendo ela acreditar que estavam finalizando as burocracias do processo. Somente após sete dias, ela percebeu que estava sendo vítima de um crime.
Diante disso, Genilto reforça que independente de classe social ou de nível de escolaridade das vítimas, a ‘mentalidade criminosa’ e as estratégias para enganar estão se aperfeiçoando.
Uma outra forma de golpe é através do sequestro da conta de WhatsApp, que agora possui a função de transferências bancárias rápidas e gratuitas. Nisso, o valor é transferido instantaneamente para a conta dos golpistas e dificultando a recuperação do dinheiro.
Tipos de golpes virtuais
Para esclarecer ao consumidor como os casos funcionam, foram listados três tipos dos golpes mais recorrentes para que você possa se prevenir. Dentre eles estão:
1. Falso empréstimo: nessa modalidade os estelionatários entram em contato com a vítima através de anúncios em redes sociais ofertando empréstimos facilitados, com formas de pagamento e taxa de juros extremamente atrativas.
Ao envolver a vítima na trama, os golpistas pedem pagamento de taxas para que o crédito seja disponibilizado, ou seja, mais um golpe.
A melhor forma de se prevenir é desconfiar de propostas de crédito muito distantes da realidade bancária, já que muitas vezes para atrair as vítimas os golpistas ofertam valor altíssimos, para ser pago em muitas parcelas, com juros reduzidos.
Também é válido lembrar que não existem taxas a serem pagas para liberação de crédito, pois todos os processos desse tipo de operação tendem a ser descontados do capital ou incluídos nas parcelas de pagamento do empréstimo.
2. Sequestro (ou clonagem) do WhatsApp: o mais popular aplicativo de mensagens instantâneas do Brasil é também o meio mais utilizado pelos golpistas. Na clonagem, os criminosos enviam uma mensagem fingindo ser funcionários de empresas em que a vítima tem cadastro.
Assim, eles pedem um código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro. Com o código, os bandidos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular.
A partir daí, eles enviam mensagens para os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado por transferência via PIX.
A melhor forma de se prevenir deste golpe é evitar clicar em links desconhecidos. Caso o golpista já tenha clonado seu número, basta desinstalar o aplicativo e baixa-lo novamente, dessa forma ele desabilitará no telefone do estelionatário retornando para o seu.
Outro ponto importante, é sempre desconfiar de mensagens do conhecidos e familiares pedindo dinheiro de forma inesperada, principalmente se a conta de destino não for da pessoa que está pedindo. Sempre que receber uma mensagem nesse formato, procure ligar e ter certeza que a pessoa por trás do telefone é, de fato, um conhecido ou se trata de uma tentativa de aplicar um golpe.
3. Falsas centrais de atendimento: o golpista entra em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco ou empresa com a qual a pessoa tem relacionamento, oferecendo ajuda para que o cliente cadastre a chave PIX, ou dizendo que o usuário precisa fazer um teste com o sistema de pagamentos instantâneos para regularizar o cadastro. Com isso, a vítima é induzida a fazer uma transferência.
A Febraban (Federação Nacional dos Bancos) já afirmou que os dados pessoais dos clientes jamais são solicitados ativamente pelas instituições financeiras e que funcionários de bancos não ligam aos consumidores para fazer “testes” com o PIX.
Por isso, na dúvida, a indicação é sempre procurar seu banco para obter esclarecimentos, alertou Genilto.
Notícias dos Poderes
Natal dos Sonhos segue com programação cultural especial: Confira o cronograma
A atração especial segue nos dias 08/12, 16/12 e 23/12
04 de Dezembro de 2023 as 14h00TRT-23 reinaugura fórum de Sinop com estrutura para novas varas de trabalho
O Fórum conta agora com quatro salas de audiência modernas, acessíveis e confortáveis para melhor atender a sociedade, servidores e magistrados
04 de Dezembro de 2023 as 13h48Homem e adolescente são atacados por abelhas em bairro de Sinop
Durante atendimento bombeiro também foi atacado
04 de Dezembro de 2023 as 08h08Fiscalização apreende 885 kg de pescado e solta 973 peixes nos dois primeiros meses de defeso da piracema
As operações são coordenadas pela Sema junto com Polícia Militar, Batalhão de Proteção Ambiental e Polícia Civil
04 de Dezembro de 2023 as 07h46TRE-MT Aguarda Escolha de Novo Juiz-Substituto Entre Treze Advogados; Confira os nomes;
O TRE-MT é composto por sete magistrados, dos quais dois são desembargadoras escolhidas dentre os membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
04 de Dezembro de 2023 as 07h19Caminhonete capota após passar por quebra-molas em Santa Carmem
Não foi apontado se houve o registro de feridos
03 de Dezembro de 2023 as 12h38Em Primavera do Leste, Sérgio Ricardo inicia série de visitas técnicas
O objetivo é a busca de soluções para combater desigualdades regionais de MT
02 de Dezembro de 2023 as 14h21Assembleia Legislativa gasta mais de R$ 100 mil com flores
Despesas da casa de leis incluem arranjos florais, buquês, botões de rosa e coroas funerárias
01 de Dezembro de 2023 as 17h16