Formação
Primeira turma da residência médica se forma em Sinop
Ao todo, dez médicos receberam o certificado
Geral | 22 de Fevereiro de 2018 as 17h 08min
Fonte: Assessoria

Referência nacional na residência médica em saúde da família, Sinop realizou nessa quarta-feira (21), a entrega dos certificados de conclusão da primeira turma de residentes do Programa de Residência de Medicina Geral da Família e Comunidade. A prefeita Rosana Martinelli (PR) agradeceu o empenho dos profissionais durante os dois anos de trabalho pela saúde do município.
“Enquanto município, estamos muito felizes e com orgulho de concluir tudo isso com muito sucesso. Muitas pessoas tiveram a participação nesse sucesso, como o doutor Francisco (Specian), doutor Nelson Úrio e o doutor Eduardo (Dossa), que tiveram a coragem e ousadia de fazer esse projeto, que deu muito certo e nos tornou referência no país. A gente fica feliz quando as pessoas fazem acontecer”, parabenizou a prefeita.
Ao todo, dez médicos receberam o certificado durante o ato organizado pela Coordenação de Residência Médica da Secretariam Municipal de Saúde. “Nós temos dez formandos na especialidade de Medicina Geral de Família e Comunidade, que é um curso contínuo, ou seja, quando sai uma turma, automaticamente, entram mais dez médicos. A formação e assistência são duas coisas que andam juntas, e isso permite uma melhor qualificação do sistema e melhor resolução de problemas do usuário, que é o maior interessado nessa história toda”, explicou o coordenador da Residência Médica, doutro Eduardo Augusto Dossa.
Sinop aderiu ao Programa de Residência Médica e Medicina Geral na Comunidade em 2014 e, para o secretário de Saúde Arnaldo Catelan, desde então, houve uma melhora da qualidade nos atendimentos. “Essa residência médica traz qualidade no atendimento da atenção básica porque são médicos formados quem vêm fazer especialização no município. Traz qualidade, porque esses residentes são pesquisadores e estão em constante aprendizado”, ressaltou.
Durante o período do programa, para cada dois médicos residentes há um médico preceptor que faz o acompanhamento. Rafael Garcia de Maria, um dos médicos que recebeu o certificado, destacou a qualidade do ensino em Sinop. “Entendemos que fomos muito bem orientado e saímos com o coração engrandecido e melhores médicos do que entramos nessa residência”, finalizou.
Notícias dos Poderes
Zanin concede prisão domiciliar a investigado por venda de sentenças que quase morreu na Papuda
Andreson de Oliveira Gonçalves ficou oito meses preso na Papuda. Ele é suspeito de participar de esquema de venda de sentenças
18 de Julho de 2025 as 20h57Alteração no tráfego urbano de Sinop a partir de segunda-feira; confira o mapa
18 de Julho de 2025 as 20h09SEMA muda dinâmica do CAR e consegue em um mês superar resultados de 6 anos
São 11.820 CAR’s validados em 30 dias, mais do que havia sido registrado desde 2019
18 de Julho de 2025 as 17h45Sinop tem sessão de cinema adaptada e gratuita para crianças autistas neste sábado (19)
Ação integra o projeto MovieComTodos, realizado em cidades de todo o país.
18 de Julho de 2025 as 16h41Capacidade elétrica de Mato Grosso será ampliada em 26% em 2025
Hoje a capacidade gerada pelo sistema já é o dobro da máxima consumida.
18 de Julho de 2025 as 15h49Governo de MT e Nova Rota dão ordem de serviço para duplicar BR-163 entre VG e Jangada: 'avanço histórico'
Serão duplicados 56,2 quilômetros entre os dois municípios. Também foram assinadas as autorizações para construção da área de escape na Serra de São Vicente e implantação de sinal 4G nos 850,9 quilômetros sob concessão da BR-163
18 de Julho de 2025 as 15h39Aeroporto de Cuiabá terá voos diretos para Sorriso e dobra frequência para Brasília
Novas operações reforçam conectividade do maior aeroporto do estado de Mato Grosso
18 de Julho de 2025 as 15h10Abertas inscrição para Audiência Pública que discutirá limites do uso do glifosato em MT
TRT-MT marca audiência pública antes de decidir sobre uso do glifosato no campo
18 de Julho de 2025 as 15h10