Geral
Primeira coleta do Projeto Sinopóleo é realizada na EMEB Valter Kunze
41 litros | 05 de Maio de 2022 as 15h 02min
Fonte: Roneir Corrêa - Assessoria da Prefeitura

Ontem (05) foi realizada a primeira coleta do óleo de cozinha usado do Projeto Sinopóleo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável nas escolas do município. Foram recolhidos 41 litros na EMEB Vereador Rodolfo Valter Kunze. O material foi adquirido por R$ 82,00 pela empresa Nutrihorto, responsável pela coleta e destinação final do produto.
O proprietário da empresa, Igor Arantes, explica que uma parceria foi firmada entre a empresa e a indústria de combustível da cidade, Inpaza, para que o óleo recolhido nas escolas seja destinado à fabricação de combustível biodegradável.
“No processo de produção, esse óleo passa pela decantação e posteriormente é transformado em biocombustível. Combustível ecologicamente correto, que é 65% menos CO2 em nosso ar e isento de enxofre. Com isso conseguimos compactar os gazes do nosso meio ambiente, deixa de poluir os rios e os nossos lençóis freáticos [...]”, declara ele.
A secretária da pasta em Sinop, Ivete Mallmann, comemora a primeira coleta e se diz bastante feliz com o sucesso do projeto inovador no município. “Esse é um projeto grande e que vem para somar para com a comunidade, pois além de prevenirmos a contaminação do nosso meio ambiente, lençol freático, trabalhamos a educação ambiental nas escolas e em contrapartida, a unidade é beneficiada com o recurso advindo da venda desse material. Consideramos um sucesso, uma vez que em menos de um mês já tivemos a primeira coleta em uma das escolas”.
As escolas do município onde são pontos de coleta do óleo de cozinha usado, estão identificadas com um cartaz com a explicação do projeto. Toda a população, tendo ou não o filho matriculado na unidade, poderá destinar o óleo usado para a reciclagem. “A escola é a forma mais fácil que temos para facilitar aos moradores a destinação adequada desse material. Então, pedimos que a população se conscientize e guarde o óleo usado em garrafas pet’s e destine à unidade escolar mais próxima de sua casa”, finaliza Ivete.
Todo recurso conquistado com a venda do material, será usado pela comunidade escolar para aplicação em benefício da própria unidade e em especial, aos alunos, com a aquisição de materiais pedagógicos e pequenas reformas.
Notícias dos Poderes
Servidores da Sefaz criam site que informa se CPF está vinculado a empresas
Consulta é gratuita e verifica a vinculação com mais de 50 milhões de empresas registadas no CNPJ
29 de Junho de 2022 as 15h27Governo estadual paga servidores nesta quinta-feira, incluindo 50% do 13° salário aos efetivos
Com o pagamento serão injetados quase R$ 1 bilhão na economia estadual
29 de Junho de 2022 as 11h22Juíza determina que arrendatários deixem área indígena até o início de julho
Indígenas fazem alerta para falta de alimentação e medicamentos
28 de Junho de 2022 as 17h48Audiência LGBTQIA+ é cancelada e vereadora convoca reunião no gramado da Câmara
Evento foi marcado para discutir políticas públicas direcionadas a diversidade
28 de Junho de 2022 as 16h45Composteira artesanal de folhas secas é uma opção sustentável para evitar queimadas urbanas
28 de Junho de 2022 as 11h35Trabalhador morre soterrado em silo de grãos em Sinop
Vítima morreu ainda no local
28 de Junho de 2022 as 09h48Índice de infestação do mosquito cai na estiagem, mas Saúde mantém alerta
27 de Junho de 2022 as 18h29Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de 180 brigadistas florestais
Interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita, de 28 a 30 de junho, nas unidades dos 29 municípios do Estado
27 de Junho de 2022 as 16h49