Exposição
Presidente da AJEB MT participa de exposição de fotografias e literatura em Cuiabá
Geral | 19 de Novembro de 2024 as 16h 07min
Fonte: Assessoria

Na última segunda-feira, dia 18 de novembro, foi lançado no Cine Teatro Cuiabá a exposição de fotografias e literatura “O PEN PELO PANTANAL”. O evento, que pode ser visitado gratuitamente por toda a sociedade, é organizado pelo PEN CLUBE DO BRASIL e de MT, através do trabalho dos escritores Elias Neto, Leni Zilioto, Maria de Lourdes Fanaia, Paulo Fanaia e Solange Fátima de Oliveira Cruz.
A exposição PEN PELO PANTANAL é composta por 14 painéis com imagens do Pantanal de Poconé. O projeto Fotográfico reúne paisagens do bioma e de sua gente e convida o espectador a fazer uma ligação da fotografia com a literatura, evocando em suas mentes as descrições poéticas e narrativas que poderiam acompanhar cada cenário. Levando os espectadores a imaginarem as histórias que esses ambientes podem contar, as emoções que despertam e as reflexões que podem surgir.
Os expositores deste ano são Leni Zilioto e Paulo Fanaia na FOTOGRAFIA; e Airton dos Reis Junior, Delasnieve Daspet, Edir Pina de Barros, Fred Henrique Gadonski, Leni Zilioto, Zeila Cecília da Conceição e Silva e Zita Eliney da Conceição na POESIA.
O evento de abertura da exposição contou com apresentações artísticas realizadas por membros do PEN Clube regional MT. O momento também uniu o conhecimento científico da palestra intitulada "Pantanal - Bioma em Perigo" de Francisco Machado ao texto sensibilizador “Pantanal - Uma planície acolhedora” de Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira.
A exposição reflete os anseios do PEN Clube Brasil, região Centro-Oeste, expressando o sentimento das confrarias e confrades de Mato Grosso, sobre a situação ambiental atual do Bioma e seu futuro. A Exposição pode ser visitada gratuitamente, até dia 25 de novembro, das 19 às 22hs, no Cine Teatro Cuiabá.
O PEN CLUBE
É uma associação mundial de escritores, com sede na Inglaterra e centro em sessenta países. Suas iniciais significam P – Poetas e Prosadores; E – Ensaístas e Escritores teatrais; N – Novelistas. Estas letras formam a palavra PEN, ou seja, em inglês pena de escrever. Seu fim principal é unir os escritores de todo o mundo para a defesa da cultura, da profissão de escritor, da liberdade de pensamento, da paz, das obras de arte, mesmo em caso de guerra, por meio da união dos povos, sem distinção de credos ou de raça, para a solução dos problemas internacionais. No Brasil o PEN Clube foi fundado há 14 anos e tem funcionado ininterruptamente, em sua sede própria no centro do Rio de Janeiro, com um auditório para conferencias e um palco para representações teatrais, nos quais se realizam sessões públicas de difusão cultural. Em Mato Grosso o jornalista e escritor Elias Neto representa a associação.
A AJEB
A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil é uma associação civil, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, apolítica, fundada em 8 de abril de 1970, na cidade de Curitiba, pela escritora Hellé Velloso Fernandes. Ela tem como objetivo incentivar a união de jornalistas e escritoras de todo o Brasil. A Coordenadoria de Mato Grosso é presidida por Leni Chiarello Ziliotto.
Leni Zilioto
Escritora, curadora de exposições, inovadora social e ativista cultural, tem compromisso com a promoção da literatura, das artes e da preservação ambiental. Com mais de 30 livros publicados, que vão desde poesia e prosa até literatura infantil e obras técnicas, bem como obras em coautoria e organização de coletâneas, nacionais e internacionais, a trajetória de Leni inclui mais de 100 prêmios e reconhecimentos, além de uma atuação ativa em várias associações literárias e culturais. Embaixadora Cultural da Paz pela Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes, Leni é a mente por trás do programa no Instagram “Café com Leni”, tendo conquistado em 2022 o título de Embaixadora Cultural e uma cadeira na Confederação Internacional do Livro.
A EXPOSIÇÃO
Local: Cine Teatro Cuiabá
Data: De 18/11 a 25/11
Horário: das 19 às 22 horas
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito
Notícias dos Poderes
Agência de Sinop fatura 6 troféus em prêmio bi-estadual de publicidade
Criarte foi a única empresa de Mato Grosso a vencer em mais de uma categoria
08 de Novembro de 2025 as 15h01Acidente entre carro e carretas deixa um morto e dois feridos
Acidente foi registrado na BR-163 em Lucas do Rio Verde; condutor do utilitário morreu ainda no local
08 de Novembro de 2025 as 14h02Thaciel Camargo defende interiorização e valorização da classe contábil no CRC-MT
08 de Novembro de 2025 as 12h06Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32