Taxação
Presidente critica importação de produtos chineses sem o pagamento de tributos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acaba de confirmar em entrevista que vai poder taxar compras em empresas chinesas
Geral | 22 de Março de 2023 as 14h 52min
Fonte: Redação com Assessoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acaba de confirmar em entrevista que vai poder taxar compras em empresas chinesas. Mesmo sem citar o nome da Shein, o chefe de estado disse que a situação dessas companhias preocupa, e que vai precisar mudar o sistema de cobranças de impostos durante o seu mandato.
“Nós estamos ficando em um país em que está crescendo o setor de serviços e está crescendo a importação de produtos que não pagam nenhum imposto nesse país, ou seja, como é que a gente vai poder ficar vivendo assim?”, questionou o presidente.
Pela lógica apresentada no discurso de Lula, não seria apenas a Shein que poderia passar a ser taxada no Brasil. Outras empresas como Shopee também poderiam entrar na lista, mesmo que esta companhia específica não seja da China, e sim de Singapura.
Os primeiros meses do governo Lula estão sendo marcados por longas discussões em torno do aumento de impostos para determinados produtos e serviços.
A proposta de taxar empresas do ramo foi apresentada a Haddad por representantes da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPME), que solicitaram que o Governo Federal passe a estudar a possibilidade.
Os parlamentares apontam que empresas como a SHEIN e a Shopee atuam sob uma prática que burla intencionalmente a taxação de impostos na venda, por haver "brechas" na legislação brasileira.
Assim, essas empresas vendem produtos pela internet sem que sejam taxados de forma correta, subfaturados pela internet no Brasil, o que configura um "contrabando digital".
A proposta dos parlamentares ao Governo Federal é, então, que a pasta analise a possibilidade a fim de diminuir a evasão de clientes de empresas brasileiras, que se direcionam ao e-commerce internacional pela ausência ou baixa taxação, e fortalecer a economia do país.
PRODUTOS FICARÃO MAIS CAROS?
Uma vez acatada a proposta e formalizada na legislação, os produtos enviados ao Brasil por essas empresas contariam com taxas extras, originadas de uma nova política de prevenção à estratégia de abstenção de impostos, que seria elaborada.
Ainda neste ano, Haddad se pronunciou acerca de uma proposta semelhante: a de taxar jogos de aposta no Brasil. O ministro afirmou:
“Vou regulamentar. Reajustamos a tabela do IR e isso tem uma perda pequena, mas tem. Vamos compensar com a tributação sobre esses jogos eletrônicos que não pagam imposto, mas levam uma fortuna do país.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros socorre trabalhador atingido por palete carregado com cimento em Sinop
Acidente ocorreu no pátio de uma construtora próxima à MT-140; vítima foi encaminhada ao Hospital Regional
13 de Outubro de 2025 as 16h35Evento do Sesi-MT deixa rastro de sujeira e lixo no Parque das Águas
13 de Outubro de 2025 as 14h55Semana começa com alerta de temporais para todo o Estado
13 de Outubro de 2025 as 14h37TJMT recebe lista sêxtupla da OAB-MT para escolha de novo desembargador pelo Quinto
13 de Outubro de 2025 as 14h12Sema e PM apreendem cerca de 70 quilos de pescado irregular nos últimos quatro dias
O balanço das apreensões reúne ações realizadas em Cuiabá, Várzea Grande, na região do São Lourenço e na feira livre de Confresa
13 de Outubro de 2025 as 11h22Motorista de caminhonete atropela e mata fiel durante procissão em MT
13 de Outubro de 2025 as 10h38Cachorro caminha 150 km com romeiros e é adotado após chegar a Aparecida
Animal acompanhou peregrinos por dias e reencontrou seu novo dono no Santuário Nacional
13 de Outubro de 2025 as 10h28