Taxação
Presidente critica importação de produtos chineses sem o pagamento de tributos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acaba de confirmar em entrevista que vai poder taxar compras em empresas chinesas
Geral | 22 de Março de 2023 as 14h 52min
Fonte: Redação com Assessoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acaba de confirmar em entrevista que vai poder taxar compras em empresas chinesas. Mesmo sem citar o nome da Shein, o chefe de estado disse que a situação dessas companhias preocupa, e que vai precisar mudar o sistema de cobranças de impostos durante o seu mandato.
“Nós estamos ficando em um país em que está crescendo o setor de serviços e está crescendo a importação de produtos que não pagam nenhum imposto nesse país, ou seja, como é que a gente vai poder ficar vivendo assim?”, questionou o presidente.
Pela lógica apresentada no discurso de Lula, não seria apenas a Shein que poderia passar a ser taxada no Brasil. Outras empresas como Shopee também poderiam entrar na lista, mesmo que esta companhia específica não seja da China, e sim de Singapura.
Os primeiros meses do governo Lula estão sendo marcados por longas discussões em torno do aumento de impostos para determinados produtos e serviços.
A proposta de taxar empresas do ramo foi apresentada a Haddad por representantes da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPME), que solicitaram que o Governo Federal passe a estudar a possibilidade.
Os parlamentares apontam que empresas como a SHEIN e a Shopee atuam sob uma prática que burla intencionalmente a taxação de impostos na venda, por haver "brechas" na legislação brasileira.
Assim, essas empresas vendem produtos pela internet sem que sejam taxados de forma correta, subfaturados pela internet no Brasil, o que configura um "contrabando digital".
A proposta dos parlamentares ao Governo Federal é, então, que a pasta analise a possibilidade a fim de diminuir a evasão de clientes de empresas brasileiras, que se direcionam ao e-commerce internacional pela ausência ou baixa taxação, e fortalecer a economia do país.
PRODUTOS FICARÃO MAIS CAROS?
Uma vez acatada a proposta e formalizada na legislação, os produtos enviados ao Brasil por essas empresas contariam com taxas extras, originadas de uma nova política de prevenção à estratégia de abstenção de impostos, que seria elaborada.
Ainda neste ano, Haddad se pronunciou acerca de uma proposta semelhante: a de taxar jogos de aposta no Brasil. O ministro afirmou:
“Vou regulamentar. Reajustamos a tabela do IR e isso tem uma perda pequena, mas tem. Vamos compensar com a tributação sobre esses jogos eletrônicos que não pagam imposto, mas levam uma fortuna do país.
Notícias dos Poderes
Governo de MT prorroga incentivos fiscais para o comércio e garante competitividade
Empresas varejistas e atacadistas, bares, restaurantes, lanchonetes e contribuintes de outros segmentos poderão usufruir da redução
30 de Abril de 2025 as 17h44OAB Sinop alerta advocacia para aumento de casos do Golpe do Falso Advogado
Ordem lançou plataforma de verificação contra a prática criminosa
30 de Abril de 2025 as 15h22Nova autorização prevê desapropriação de 95 mil m² às margens da BR
Rota do Oeste afirma que área efetiva da construção será de 34 mil metros quadrados
30 de Abril de 2025 as 15h00Homem resgatado do Monte Fuji retorna à montanha dias depois — e pede resgate de novo
O caso do estudante gerou discussões nas redes sociais, com muitos pedindo que ele fosse responsabilizado, especialmente por seu segundo pedido de resgate
30 de Abril de 2025 as 14h22Criança danifica quadro de Rothko avaliado em R$ 318 milhões durante visita a museu na Holanda
Obra foi tirada de exibição em Roterdã
30 de Abril de 2025 as 14h20Encerra em 30 dias prazo para municípios conseguirem doações de maquinários
30 de Abril de 2025 as 14h00UFMT de Sinop já formou mais de 300 médicos
Cerca de 60% dos médicos formados pela instituição acabam atuando no município
30 de Abril de 2025 as 11h24Homenagem ao trabalho do bem: pedreiro que ficou famoso no Brasil, entrega novas casas em Cuiabá
Até agora foram construídas 16 casas em dez anos. Nova parceira do projeto, Energisa garante fiação, padrões de energia e eletrodomésticos para famílias
30 de Abril de 2025 as 11h09