Qualidade do ar
Prefeitura, Unesin e Energisa firmam pacto pela arborização urbana de Sinop
Pacto firmado busca transformar Sinop até 2030
Geral | 09 de Maio de 2022 as 12h 02min
Fonte: Daniela Melhorança

O 1° Workshop de Arborização Urbana de Sinop, organizado pela União das Entidades e pela Prefeitura de Sinop foi encerrado com duas ações concretas: o plantio de uma árvore, um Ipê em frente a UNESIN, e a assinatura de um pacto pela Arborização de Sinop, com o compromisso firmado entre Executivo, Legislativo, Entidades, Empresa de Energia e sociedade.
O Pacto foi construído durante o Workshop de Arborização que contou também com a presença de autoridades locais na abertura e palestras no período da manhã. O presidente da UNESIN Carlos Henrique Soares da Fonseca deu início aos trabalhos logo nas primeiras horas da manhã. “Os tolos aprendem com suas experiências e os sábios com as experiências dos outros, e o objetivo deste workshop é exatamente esse aproveitar a experiência do Mauricio e melhorarmos a arborização de nossa cidade, esse planejamento é muito importante”, disse Carlos
Os idealizadores do evento, Ivana Bastos da Floresta Urbana e Amadeu Rampazzo da Comissão de Ampliação da Cobertura Verde de Sinop falaram na sequência. O Promotor do Meio Ambiente de Sinop, Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, fez questão de frisar que o ministério público é parceiro na causa da arborização. O Vereador Célio Garcia, que também representou o dep Dilmar Dal Bosco, ofertou o apoio do legislativo. Finalizando a abertura do evento o Prefeito Roberto Dorner fez uso da palavra, não só como líder do executivo mas como coorganizador do evento, uma vez que a Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado lado a lado com a Comissão da UNESIN.
“Com a união de esforços dos setores e o apoio da UNESIN, com a experiência do Maurício Sampaio e a vontade da nossa secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, que gosta muito de árvore, Sinop tem potencial para se tornar a nova referência no quesito arborização da cidade. Com esse documento construído aqui hoje, de forma organizada e planejada, poderemos servir de referência para Mato Grosso”, disse Roberto Dorner.
O encontro tem como palestrante principal o engenheiro Florestal, formado pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ecologia e doutor em Biologia Vegetal, analista ambiental do Instituto Ambiental da Prefeitura de Maringá-PR e coordenador de equipe do Plano Gestor da Arborização Urbana de Maringá (PGAU), Maurício Bonesso Sampaio. A palestra dele balizou o evento e o pacto.
Sampaio explicou que a referência de Maringá e seu plano é pertinente pela semelhança que há entre os dois municípios. “Sinop e Maringá são cidades irmãs pela semelhança no processo de colonização, nas questões climáticas e pela qualidade do solo. Apesar de ser referência para o Brasil, o plano que organiza a arborização em Maringá tem apenas dois anos. Ele entrou em vigor em 2020”, explica.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann, foi a segunda palestrante do evento e expos o histórico, diagnóstico e desafios para o processo de arborização. “A troca de experiências é a melhor forma de direcionar nossas ideias”, disse.
A terceira palestra foi com o médico Milton Malheiros, um dos idealizadores da Associação Floresta Urbana de Sinop, que abordou a importância da arborização urbana para a saúde individual e coletiva. “Esse é um trabalho não somente de teoria, mas de ação”, explicou.
Na parte da tarde a presidente da Associação Floresta Urbana Ivana Bastos e o presidente da Comissão da UNESIN Pró Ampliação da Cobertura Verde do perímetro urbano de Sinop Amadeu Rampazzo Junior comandaram os trabalhos que apontou os problemas existentes hj e propôs soluções que foram colocadas no pacto pela arborização do município e poderão constar no plano de arborização.
O pacto propôs o engajamento e compromisso entre Executivo, Legislativo, Entidades, Empresa de Energia e sociedade em prezar pela Arborização Urbana de Sinop; a manutenção de parcerias pela implementação e gestão do pacto; o compromisso, em fazer o Plano Gestor de Arborização Urbana de Sinop; prezar pelo verde urbano ate o plano ser concluído; promover treinamentos e ações de conscientização; fiscalizar com mais rigor as podas drásticas e supressões; orientar as pessoas a respeito de mudas adequadas para plantios urbanos; entre outros temas.
Agora o próximo passo é a conclusão do Plano de Arborização Urbana do Município, além disso o 2° Workshop de Arborização Urbana de Sinop já foi agendado para o mês de novembro. “Foi um evento muito produtivo, avançamos muito e tudo isso será muito bem utilizado em nosso Plano”, avaliou a Secretária Ivete Malmann.
“O resultado positivo nos motiva ainda mais a continuar nesta luta e a promover mudanças reais em nossa cidade. Então terminamos o 1° Workshop já iniciando os trabalhos para o próximo, porque só com muito trabalho faremos de Sinop a cidade mais arborizada de Mato Grosso”, concluiu o presidente Amadeu Rampazzo.
Notícias dos Poderes
Produto da agricultura familiar de Sinop será destaque na COP 30
03 de Novembro de 2025 as 17h28MPE pede demolição de condomínio em Cuiabá e cobra R$ 5 milhões
Promotora citou em ação poluição da água, risco a 200 mil pessoas e falta de licenças para construção
03 de Novembro de 2025 as 16h16Parceria entre CDL e PM promete dobrar o número de câmeras de monitoramento em Sinop
03 de Novembro de 2025 as 15h54TCE-MT dá 90 dias para SES-MT apresentar plano de substituição de servidores temporários
Durante julgamento das contas de 2023 da SES-MT, foram recomendadas medidas estruturais para aprimorar a administração
03 de Novembro de 2025 as 14h52Previsão alerta para chuvas intensas com queda de granizo em MT
03 de Novembro de 2025 as 10h54TJ define hoje lista tríplice para vaga do Quinto da OAB-MT
Vaga foi aberta após a aposentadoria de Luiz Ferreira da Silva; escolha final é de Mauro Mendes
03 de Novembro de 2025 as 10h51Bombeiros resgataram 13 pessoas de elevadores no final de semana
Ocorrências foram registradas em Campo Verde e Lucas do Rio Verde; em um dos casos, vítimas apresentaram claustrofobia e uma parede foi arrombada na tentativa de fuga.
03 de Novembro de 2025 as 10h44Motociclista morre ao bater em caminhão em cruzamento em MT
Causas do acidente devem ser investigadas
03 de Novembro de 2025 as 09h31