Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Qualidade do ar

Prefeitura, Unesin e Energisa firmam pacto pela arborização urbana de Sinop

Pacto firmado busca transformar Sinop até 2030

Geral | 09 de Maio de 2022 as 12h 02min
Fonte: Daniela Melhorança

Foto: Daniela Melhorança - Unesin

O 1° Workshop de Arborização Urbana de Sinop, organizado pela União das Entidades e pela Prefeitura de Sinop foi encerrado com duas ações concretas: o plantio de uma árvore, um Ipê em frente a UNESIN, e a assinatura de um pacto pela Arborização de Sinop, com o compromisso firmado entre Executivo, Legislativo, Entidades, Empresa de Energia e sociedade.

O Pacto foi construído durante o Workshop de Arborização que contou também com a presença de autoridades locais na abertura e palestras no período da manhã. O presidente da UNESIN Carlos Henrique Soares da Fonseca deu início aos trabalhos logo nas primeiras horas da manhã. “Os tolos aprendem com suas experiências e os sábios com as experiências dos outros, e o objetivo deste workshop é exatamente esse aproveitar a experiência do Mauricio e melhorarmos a arborização de nossa cidade, esse planejamento é muito importante”, disse Carlos

Os idealizadores do evento, Ivana Bastos da Floresta Urbana e Amadeu Rampazzo da Comissão de Ampliação da Cobertura Verde de Sinop falaram na sequência. O Promotor do Meio Ambiente de Sinop, Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, fez questão de frisar que o ministério público é parceiro na causa da arborização. O Vereador Célio Garcia, que também representou o dep Dilmar Dal Bosco, ofertou o apoio do legislativo. Finalizando a abertura do evento o Prefeito Roberto Dorner fez uso da palavra, não só como líder do executivo mas como coorganizador do evento, uma vez que a Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado lado a lado com a Comissão da UNESIN.

“Com a união de esforços dos setores e o apoio da UNESIN, com a experiência do Maurício Sampaio e a vontade da nossa secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, que gosta muito de árvore, Sinop tem potencial para se tornar a nova referência no quesito arborização da cidade. Com esse documento construído aqui hoje, de forma organizada e planejada, poderemos servir de referência para Mato Grosso”, disse Roberto Dorner.

O encontro tem como palestrante principal o engenheiro Florestal, formado pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ecologia e doutor em Biologia Vegetal, analista ambiental do Instituto Ambiental da Prefeitura de Maringá-PR e coordenador de equipe do Plano Gestor da Arborização Urbana de Maringá (PGAU), Maurício Bonesso Sampaio. A palestra dele balizou o evento e o pacto.

Sampaio explicou que a referência de Maringá e seu plano é pertinente pela semelhança que há entre os dois municípios. “Sinop e Maringá são cidades irmãs pela semelhança no processo de colonização, nas questões climáticas e pela qualidade do solo. Apesar de ser referência para o Brasil, o plano que organiza a arborização em Maringá tem apenas dois anos. Ele entrou em vigor em 2020”, explica.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann, foi a segunda palestrante do evento e expos o histórico, diagnóstico e desafios para o processo de arborização. “A troca de experiências é a melhor forma de direcionar nossas ideias”, disse.

A terceira palestra foi com o médico Milton Malheiros, um dos idealizadores da Associação Floresta Urbana de Sinop, que abordou a importância da arborização urbana para a saúde individual e coletiva. “Esse é um trabalho não somente de teoria, mas de ação”, explicou.

Na parte da tarde a presidente da Associação Floresta Urbana Ivana Bastos e o presidente da Comissão da UNESIN Pró Ampliação da Cobertura Verde do perímetro urbano de Sinop Amadeu Rampazzo Junior comandaram os trabalhos que apontou os problemas existentes hj e propôs soluções que foram colocadas no pacto pela arborização do município e poderão constar no plano de arborização.

O pacto propôs o engajamento e compromisso entre Executivo, Legislativo, Entidades, Empresa de Energia e sociedade em prezar pela Arborização Urbana de Sinop; a manutenção de parcerias pela implementação e gestão do pacto; o compromisso, em fazer o Plano Gestor de Arborização Urbana de Sinop; prezar pelo verde urbano ate o plano ser concluído; promover treinamentos e ações de conscientização; fiscalizar com mais rigor as podas drásticas e supressões; orientar as pessoas a respeito de mudas adequadas para plantios urbanos; entre outros temas.

Agora o próximo passo é a conclusão do Plano de Arborização Urbana do Município, além disso o 2° Workshop de Arborização Urbana de Sinop já foi agendado para o mês de novembro. “Foi um evento muito produtivo, avançamos muito e tudo isso será muito bem utilizado em nosso Plano”, avaliou a Secretária Ivete Malmann.

“O resultado positivo nos motiva ainda mais a continuar nesta luta e a promover mudanças reais em nossa cidade. Então terminamos o 1° Workshop já iniciando os trabalhos para o próximo, porque só com muito trabalho faremos de Sinop a cidade mais arborizada de Mato Grosso”, concluiu o presidente Amadeu Rampazzo.