Regulamentação
Prefeitura reúne com entidades e estipula novo prazo de correção da nota fiscal
Geral | 17 de Dezembro de 2021 as 16h 54min
Fonte: Roneir Corrêa - Assessoria da Prefeitura

O comércio de Sinop passa a ter o prazo de 24 horas para fazer possíveis correções na nota fiscal emitida. O prazo atual era de até 2h após a emissão. A dilatação do prazo foi uma decisão tomada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamentos em conjunto com as entidades representativas do setor, durante reunião na manhã de hoje (17), na Escola de Governo.
O encontro foi em atendimento ao pedido do prefeito Roberto Dorner (Republicanos). Participaram da decisão, representantes da União das Entidades de Sinop (Unesin), Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas (Asscont), Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A secretária da pasta, Adriana Casturino, evidencia que o diálogo é uma prioridade da gestão e confirma que é a melhor forma de chegar ao denominador comum que seja bom para ambos os lados. “O melhor consenso é aquele que vem do diálogo. Então houve um contato dos fiscais da secretaria com os representantes dessas entidades ouvindo as solicitações deles, chegamos à conclusão que seria necessário estender o prazo para 24 horas para que possam fazer esse cancelamento de nota gratuito”, ressaltou.
O prazo é uma solução de um problema identificado há, pelo menos, quatro anos, o aumento no número de cancelamento de notas fiscais. Do ano passado para esse, em dados reais, houve um aumento de pouco mais de 30%. Em 2018 foram registrados 3.978 notas canceladas; em 2019 foram 5.600 notas; em 2020 subiu para 6.571 notas e em 2021, até o momento, já há 8.780 notas canceladas. Número esse que pode aumentar considerando o movimento de fim de ano com a compra de presentes para o natal e ano novo.
Na avaliação do presidente da Asscont, Elemar José Thepbald, a decisão é sábia e beneficiará o contribuinte. “Essa dilação de prazo vai favorecer o contribuinte que as vezes cometeu um erro de forma involuntária e que nesse período possa corrigir o erro sem prejuízo, não impactando na tributação e não acumule serviço e que o contribuinte não possa ser prejudicado por essa falha, mas tenha tempo hábil para corrigir o erro de lançamento”, disse.
Muitos dos cancelamentos são resultantes do uso da má fé. Nestes casos a emissão de nota é realizada para atender uma necessidade momentânea da empresa e posteriormente é cancelada para não pagar o imposto devido. Para evitar esse tipo de prática, o município iniciou a cobrança da taxa de processo de cancelamento de notas. De cada nota fiscal emitida e cancelada fora do prazo estipulado, será cobrado o valor de 15 Unidades de Referência (UR’s), o que gira em torno de R$ 44,25.
Adriana explica que a cobrança é em atendimento a legislação vigente. Ela será regulamentada por decreto do executivo. “Essa cobrança já é prevista na legislação do código tributário e tem como finalidade o custeio dos serviços que o fiscal presta em razão de um interesse particular, serviço esse gerado pelo processo de cancelamento de notas ficais. Esse valor será cobrado única e exclusivamente das notas fiscais canceladas, para evitar a prática de sonegação fiscal”, esclareceu.
Enquanto representante da classe dos contadores de Sinop, Theobald se diz satisfeito em ter a prefeitura como parceira e prezar pelo diálogo para chegar-se a solução para um problema existente. “O diálogo entre a prefeitura e os profissionais da contabilidade para que se encontrem uma solução viável para todos e que atenda a necessidade de todos. A prefeitura está cobrando uma taxa de cancelamento de notas, o que é legal, previsto no código tributário. Então está de parabéns a prefeitura em buscar o consenso e que se saiam todos fortalecidos”, disse.
Notícias dos Poderes
Idoso de 74 anos morre após falha técnica elevar temperatura a 32°C em voo São Paulo - Recife
Homem passou mal por volta das 10h40, já no portão de embarque
03 de Novembro de 2025 as 06h59Riscos na usina hidrelétrica Colíder são denunciados à ONU
03 de Novembro de 2025 as 06h42''Tenho que viver como uma vampira'', diz mulher com alergia ao sol
Emily Richardson, 36 anos, foi diagnosticada com uma doença rara que causa queimaduras e bolhas na pele com a exposição aos raios de sol
01 de Novembro de 2025 as 18h03Vigilância Sanitária revela que MT tem 14 lotes de whisky com suspeita de contaminação por metanol
01 de Novembro de 2025 as 01h51Justiça de Mato Grosso anula multa ambiental de R$ 10 milhões aplicada a produtor rural de Matupá
31 de Outubro de 2025 as 17h08Sema e PM apreendem animais comercializados ilegalmente no norte do estado
A equipe contabilizou aproximadamente 24,37 kg de carne análoga à jacaré e 11,36 kg de minhocuçu
31 de Outubro de 2025 as 16h31STF forma maioria e lei da moratória da soja passa a valer em janeiro
O julgamento está com 7 votos favoráveis e 2 contra. O julgamento estava marcado para terminar às 23h59 de quinta-feira (30)
31 de Outubro de 2025 as 15h25Homem sai do coma e acusa namorada de causar acidente intencional; ele morreu oito meses depois
Daniel Waterman, de 22 anos, relatou à polícia o que realmente aconteceu em suposto acidente
31 de Outubro de 2025 as 15h11