Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 29 de Junho de 2022

Menu

Geral

Prefeitura orienta sobre tipos de resíduos que podem ser descartados em contêineres

Coleta automatizada | 13 de Abril de 2022 as 10h 19min
Fonte: Everton Medeiros - Assecom

Foto: Assecom

O sistema de coleta automatizada do lixo doméstico em Sinop está ativo e disponível para a população da área de abrangência, a qualquer hora, durante o ano todo. São 444 contêineres instalados no quadrilátero central, no entanto, é preciso atenção, pois nem todo tipo de resíduo pode ser descartado nessas lixeiras. A empresa prestadora do serviço disponibiliza, conforme necessidade, a instalação de unidades adicionais em locais de grande volume de lixo, assim como a substituição por contêineres maiores. 

Os caminhões realizam as coletas de forma mecanizada, retirando o lixo depositado no interior dos contêineres. Os equipamentos possuem encaixes, que são utilizados para fazer a transposição do material do recipiente para o interior do veículo, sem a necessidade dos trabalhadores entrarem em contato com o lixo. Um procedimento seguro que leva cerca de dois minutos.

Segundo o representante da empresa Sanetran, Luiz Afonso Poli, “a coleta automatizada é o sistema mais moderno e inovador de Mato Grosso. Tem dado muito certo e o serviço é realizado por caminhões, que recolhem o lixo que é depositado nesses contêineres. Esses contêineres ficam disponíveis 24h por dia, todos os dias do ano. Neles devem ser depositados somente resíduos orgânicos domiciliares e resíduos recicláveis. Materiais como papelão, devem ser descartados na lateral dos contêineres, para facilitar o trabalho dos catadores”, pontuou.

O sistema facilita a organização e o controle da coleta, evitando o acumulo do lixo em lixeiras ou dentro das residências, eliminando odores ou que os sacos possam ser resgados por animais ou durante o procedimento de coleta. Além disso, também contribui para evitar acidentes como os cortes e perfurações dos coletores, já que não tem contato direto com o lixo.

O contêiner tem capacidade de 2.4 a 3.2 metros cúbicos de lixo. A orientação é que apenas sejam depositados lixos domésticos (alimentos, papéis, plásticos, papelão, etc), não sendo permitidos entulhos de obras, vegetação de podas de árvores, pneus, restos de móveis, lâmpadas, pilhas, entre outros materiais dessa natureza.

A empresa responsável pela coleta divulgou um material orientativo, sobre o que é permitido ser descartado nos recipientes. Veja a lista completa abaixo:

 

Saiba o que descartar nos contêineres

Pode descartar resíduos recicláveis:

Plástico (sacolas, sacos, copos descartáveis, garrafas, potes de produtos de higiene e de limpeza e isopores (limpos, secos e quebrados)
Vidro (copos de vidro quebrado, potes, jarros, frascos de perfume)
Papel (jornais, revistas, cadernos, caixas, embalagens longa vida)

Resíduos Domiciliares

Restos de alimentos (cascas de frutas, legumes, ovos, hortaliças), guardanapo sujo, borra de café, etc;

Resíduos de banheiro (papel higiênico, preservativos, absorventes, fio dental).

 

Não pode descartar outros resíduos

Proibido descartar nos contêineres: madeira, móveis velhos, entulhos, eletrônicos, alumínio, bronze, cobre, sucata de ferro, panelas, colchão, resíduos de construção civil, cerâmica, telhas e etc.

ATENÇÃO!

Grandes quantidades de papelão! Não descarte grandes quantidades de papelão nos contêineres!

Ao acumular grandes quantidades de papelão, deixe o seu resíduo disposto em frente a sua residência ou em frente ao seu estabelecimento comercial. Ao realizar esse gesto, você colabora com a renda dos catadores de papelão da região.

Se você ainda possui a sua lixeira individual, sugerimos a retirada, evitando que resíduos sejam depositados nela e não sejam coletados.

Em caso de sugestões ou reclamações, entre em contato com a gente pelo 0800 647 0931.