Maio Laranja
Prefeitura organiza ações de conscientização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Sinop
A campanha “Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, tem o objetivo de mobilizar a sociedade na luta pelo fim da violência sexual desse público
Geral | 09 de Maio de 2023 as 12h 51min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, com objetivo de reforçar a defesa, integridade e os direitos das crianças e adolescentes do município, preparou uma programação direcionada a conscientização nas escolas e unidades da pasta, bem como blitz educativa e fixação das flores amarelas, que são o símbolo da campanha, em diferentes pontos da cidade.
As ações de conscientização já começaram, no último sábado (6), com a entrega de panfletos explicativos sobre a campanha, durante a Comemoração do Trabalhador, que ocorreu no Ginásio José Carlos Pasa, momento em que foi detalhado à população a importância do movimento, que luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em continuidade as programações, as palestras nas escolas serão ministradas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nesta quinta-feira (11), a partir das 7h, a conscientização será na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aleixo Schenatto, no dia 16 na Escola Prof. Jurandir de Mesquita. A mobilização continua no dia 23, às 17h, na Emei Doracy Marques Amorin e, por fim, dia 25 na Emeb Jardim Celeste, às 7h.
A equipe do CREAS também fará orientação às famílias das crianças e adolescentes atendidas na unidade e nos CRAS, no dia 15, às 13h30. Também será preparado um café da manhã, com momento de sensibilização e discussão sobre o tema, para os adolescentes da medida socioeducativa e suas famílias, dia 23, no CREAS.
Para fortalecer a conscientização da sociedade acerca do combate contínuo ao abuso e à exploração sexual infantil de crianças e adolescentes, no dia 18 haverá uma blitz educativa sobre a campanha, a partir das 8h, no cruzamento entre as avenidas Sibipirunas e Júlio Campos. À tarde, às 14h, o encontro será no Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRASM), mediado pela equipe do Conselho Tutelar, com intuito de sensibilizar as mulheres atendidas a ficarem atentas aos sinais de crianças e adolescentes do seu convívio familiar e próximo.
Neste ano a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, confeccionou 200 unidades de flores amarelas, principal símbolo da campanha, pois representa toda a fragilidade de uma criança e traz à lembrança os primeiros desenhos feitos por ela, durante sua primeira infância. Essas flores serão fixadas em diferentes pontos do município, como estão escolas municipais e estaduais, faculdades, principais avenidas da cidade, prédios públicos como Câmara Municipal, Ministério Público, Fórum e outros, além de associações e entidades parceiras.
Sobre a Campanha:
Movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha “Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, tem o objetivo de mobilizar a sociedade na luta pelo fim da violência sexual desse público.
O abuso sexual ocorre quando há utilização do corpo de uma criança e adolescente por um adulto ou adolescente, para prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração é identificada pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie e acontece de quatro formas: no contexto da prostituição, da pornografia envolvendo crianças e adolescentes, do tráfico para fins de exploração sexual e do turismo com os motivação sexual.
Em caso de suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie: Disque 100 - Direitos Humanos.
Notícias dos Poderes
Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em MT
06 de Julho de 2025 as 13h01Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão
06 de Julho de 2025 as 13h02Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19