Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 27 de Setembro de 2021

Geral

Prefeitura lança movimento de conscientização sobre segurança no trânsito

Guarda Civil realizou orientação aos condutores no trânsito.

Orientação | 03 de Maio de 2021 as 14h 57min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Roneir Corrêa

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano lançou na manhã desta segunda-feira (03) o movimento “Maio Amarelo” de conscientização sobre a segurança no trânsito. O objetivo é mobilizar a sociedade para a atenção durante o uso das vias públicas com intuito de reduzir os índices de acidentes e resguardar a vida dos usuários do trânsito.

Durante todo o mês de maio, a pasta, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito e equipes operacionais, realizará várias atividades educativas de orientação, como blitz, palestras nas escolas, empresas e aos condutores, ressaltando a importância de cumprir as regras de trânsito para segurança coletiva.

Nas escolas, será realizado o projeto “Criança Segura na Escola” que consiste em palestras lúdicas e interativas, com intuito de ensinar os alunos sobre as regras de circulação e conduta, e, a importância de colocar em prática diariamente ao usar o trânsito.

Às empresas, será ofertado o projeto “Agente Palestrante” que visa repassar aos funcionários e empresários, o valor da vida, estatísticas, causas e consequências e como evitar acidentes durante a execução do trabalho.

A secretaria ressalta que toda empresa poderá receber a palestra. Para isso, é preciso que a interessada emita um ofício ao Departamento de Educação para o Trânsito, solicitando o evento. No documento deverá estar especificado a data e horário da disponibilidade da empresa. É necessário que seja feita a solicitação com antecedência para programação da secretaria.

Além desses, ainda será realizado o projeto “Cidadão Consciente, Trânsito Sem Acidente” voltado aos condutores de motocicletas e automóveis, sobre os riscos da direção veicular. Nesta atividade, será realizada blitz educativa com adesivagem de veículos e entrega de fitas amarelas alusivas aos cidadãos abordados.

“Maio Amarelo é um movimento nacional que tem como objetivo a discussão ampla do tema segurança viária. O objetivo é mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos dela, para engajar ações e propagar o conhecimento, dando amplitude que a questão do trânsito exige. Ações educativas serão realizadas ao longo desse mês visando a redução dos índices de acidentes e garantindo a saúde dos usuários”, comentou o secretário da pasta, major Joubert Sacramento.

Todas essas ações serão executadas de acordo com a programação definida pela pasta. Em todas elas serão seguidas rigorosamente as medidas de biossegurança instituídas pelos órgãos de saúde, como, o distanciamento, uso de máscaras faciais e higienização das mãos com álcool 70%.