Habitação
Prefeitura isenta ITBI e entregará mais 266 escrituras para famílias do Daury Riva II
Em abril, 241 famílias do Daury Riva I já receberam a documentação regular
Geral | 19 de Junho de 2023 as 11h 18min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

As ações de regularização de títulos residenciais feitas pela Prefeitura de Sinop, para efetivação da posse de conjuntos habitacionais do município, continuam. A Prefeitura intensificou os trabalhos para entregar, ainda neste mês, mais 266 documentos que garantem a propriedade definitiva das casas, dessa vez para os moradores do Daury Riva II. Em abril, 241 famílias do Daury Riva I já receberam a documentação regular. Agora, após 11 anos de espera, com a realização do sonho de terem, em mãos, os documentos da casa própria, essas famílias garantirão mais segurança jurídica e passarão a ter mais dignidade, qualidade de vida e certeza de um futuro ainda melhor.
As 507 famílias contempladas para finalmente terem em mãos os títulos de suas casas, também foram beneficiadas com a isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI). A decisão de isentar o ITBI e facilitar o acesso dos moradores aos documentos regularizados, depois de tantos anos de espera, partiu do Prefeito Roberto Dorner, que esteve em constante contato com a Caixa Econômica Federal. Foram realizadas inúmeras reuniões, em que Dorner esteve acompanhado da secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, e da coordenadora de Habitação, Cristiane Resplandes, para viabilizar todo processo.
“A Caixa nos procurou informando que já havia tentado viabilizar esse documento a alguns anos atrás, porém sem sucesso, devido alguns débitos tributários, que impossibilitavam o acesso à isenção de ITBI para essas famílias, mas o prefeito entendeu que isso não seria um entrave, que as famílias poderiam se regularizar. Então foi decidido viabilizar a isenção do ITBI, tendo em vista a lei que permite isso, para facilitar o acesso aos documentos”, esclareceu a coordenadora de Habitação, Cristiane Resplandes.
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, ressalta que o acesso aos títulos dará mais dignidade para essas famílias. “É com orgulho que podemos afirmar que Sinop, sem dúvidas, vive um dos melhores momentos da habitação. Sabemos que alguns dos moradores já estavam se preparando financeiramente para pagar as taxas, mas agora o recurso que eles iriam usar para custear a escritura poderá ser investido em melhorias nas suas residências”, considerou. Esse trabalho de entrega dos títulos ocorre paralelo às ações do programa Escritura na Mão, que promove a regularização fundiária de bairros antigos de Sinop perante o Poder Público.
Essa possibilidade de isentar o imposto do titular é prevista pela Lei Municipal Nº 1547, de setembro de 2011 e se trata de um recurso facilitador que permite a transferência gratuita do imóvel, isentando as despesas de cartórios para os moradores enquadrados na faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida, do qual o Residencial Daury Riva faz parte.
Notícias dos Poderes
Homem morre após ser atropelado por quatro veículos na Avenida Fernando Corrêa
14 de Setembro de 2025 as 18h47Caminhonete capota em ribanceira e motorista morre na MT-170, em Juína
14 de Setembro de 2025 as 18h46Empresa de Sinop lança chip de internet móvel com cobertura nacional
Tecnologia compete com operadoras nacionais e promete personalização do serviço
13 de Setembro de 2025 as 18h37Idosos e pessoas com deficiência participam da 3ª edição do Banho Assistido na Praia do Cortado
13 de Setembro de 2025 as 18h32Show de Leo Santana no Festeja Sinop reúne multidão no Gigante do Norte
13 de Setembro de 2025 as 18h21Condomínio urbano com o maior lago ornamental do Brasil fica em Sinop
Inaugurado esta semana, o empreendimento tem um lago ornamental de destaque nacional
13 de Setembro de 2025 as 18h19De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14