Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Áreas verdes

Prefeitura inicia limpeza de reserva e orienta população a não descartar lixo em locais irregulares

A secretária também reforçou a importância do auxílio e conscientização da população neste caso

Geral | 12 de Maio de 2023 as 12h 37min
Fonte: Luan Cordeiro - Assecom

Foto: Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou, hoje, a limpeza da reserva R-12, que faz parte do Parque Florestal. Por lá, além da retirada do mato, a pasta, com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, fará o recolhimento do lixo descartado irregularmente.

“A maior dificuldade no entorno dessa reserva é o acúmulo de lixo descartado irregularmente, desde camas, sofás, restos de podas de árvores e demais resíduos que são despejados aqui na reserva e isso faz com que tenhamos dificuldade em fazer o gradeamento. Quando tem o terreno sem esse tipo de resíduo, a gente consegue ser mais eficiente na limpeza e mantemos isso com maior facilidade e rotina de trabalho. Neste caso, em especial, o acúmulo de lixo é muito grande”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann.

A secretária também reforçou a importância do auxílio e conscientização da população neste caso. "Eventualmente, se você verificar alguém fazendo descarte irregular de resíduos, faça filmagem, fotografe, denuncie pelo Sinop On-line, porque precisamos pegar a pessoa em flagrante para aplicar a multa. Isso é Crime Ambiental e cabe a responsabilização do infrator. Uma vez que a população faz o descarte irregular, isso dificulta o trabalho da Prefeitura e não resulta numa boa qualidade de vida, nem de saúde ao cidadão”.

Atualmente, Sinop conta com mais de 1,2 mil áreas verdes e institucionais e realiza a limpeza regularmente, conforme um cronograma da pasta. “Mas vale ressaltar que a população também precisa nos auxiliar. Temos o Depósito de Resíduos, que recebe os resíduos de poda, de massa verde, então nós pedimos que a população ao limpar os seus lotes, suas casa, não dispense o resíduo nas nossas áreas, que leve até o depósito”, enfatizou a coordenadora de Fiscalização, Rubia Naves.

O depósito, localizado na Estrada Adalgisa, atende de segunda a sexta-feira, das 06h às 17h e nos sábados, das 06h às 12h. Nenhuma taxa é cobrada, somente é exigido o preenchimento de um formulário, que pode ser retirado na portaria ou na secretaria de Meio Ambiente.