Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 24 de Maio de 2024

Menu

Apoio

Prefeitura incentiva pequenos produtores da agricultura familiar com ofertas de cursos e capacitações

Por meio desses cursos, os agricultores locais tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas

Geral | 08 de Agosto de 2023 as 12h 43min
Fonte: Vanessa Kienen - Assecom

Foto: Assecom

A valorização dos pequenos produtores rurais tem sido uma prioridade crescente para a Prefeitura de Sinop. Reconhecendo a importância econômica e social desse grupo, a administração municipal tem implementado iniciativas para incentivar e capacitar esses produtores, visando impulsionar a produção local. O departamento de agricultura da Prefeitura está realizando constantemente capacitações em comunidades rurais. Na última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizaram o treinamento "Transformação caseira de produtos embutidos, defumados e beneficiamento de carne de frango" para agricultores familiares de uma comunidade rural próximo ao bairro Alto da Glória. 

Por meio desses cursos, os agricultores locais tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas, adquirir conhecimentos atualizados sobre práticas agrícolas sustentáveis, melhorar a gestão de seus negócios e explorar novas oportunidades de mercado. É o que destaca o zootecnista da prefeitura, João Santos. “As capacitações têm a finalidade de agregar melhorias das condições sanitárias e técnicas para a preparação dos produtos. Isso possibilita também aumento de valor, diversificação dentro da propriedade rural e uma série de outros fatores”. 

Leonardo Serafim,  Instrutor do Senar, ministrou o curso de embutidos, ele explica que os participantes aprenderam técnicas de corte, processamento e transformação, que permitem o uso eficiente de cada parte do frango, reduzindo desperdícios e aumentando a rentabilidade. “O  treinamento enfatiza o aproveitamento integral da carne de frango, satisfazendo o desperdício e maximizando o valor da matéria-prima. Isso não apenas promove a sustentabilidade, mas também contribui para a economia doméstica, gerando economia através do aproveitamento máximo dos recursos disponíveis”.  

Ele explica ainda que: “É a qualificação da mão de obra, para que eles  possam aproveitar melhor a sua produção agregando valor e com isso, conseguindo uma melhoria na qualidade de vida, e também com a possibilidade de comercialização e gerar mais renda familiar. Além de um produto de melhor qualidade tem a questão da segurança alimentar, com relação às doenças transmitidas por alimentos, uma vez que no curso são abordadas essas questões. Quem participa consegue produzir o alimento com mais segurança, ou seja, evitando riscos de infecção alimentar aos consumidores que irão adquirir esses produtos para o seu consumo”. 

A iniciativa da Prefeitura de Sinop em incentivar os pequenos produtores locais por meio de cursos de capacitação representa um passo importante em direção ao desenvolvimento econômico e sustentável da região.“Esse curso está sendo uma maravilha, para nós aqui da chácara, esse está sendo o quarto curso e cada vez que vem é um aprendizado melhor, e que possam continuar essas parcerias que trazem oportunidades. Antes ninguém enxergava a gente, e através da prefeitura, hoje nós recebemos ligações de pessoas de fora daqui da comunidade, perguntando se vai ter mais cursos. Nós estamos sendo reconhecidos, graças a Deus”, destacou Eliane Ferreira Nascimento, produtora e aluna da capacitação.

 “Esse é um curso muito importante, porque a gente trabalha com aves, e a gente não sabia o manejo delas, e esse curso de derivados do frango veio ensinar a gente várias técnicas, de fazer o manejo dessas aves, então vai ajudar na nossa renda, a gente é feirante contribui bastante. A gente vem recebendo a assistência com o João da Sedec e cada vez a gente vem aprendendo mais. Antes a gente não tinha nada, não sabíamos o que fazer, ele procurou a gente e estamos muito felizes com essa aprendizagem que recebemos”, concluiu a aluna Vivian Calixto. 

Neste ano já foram realizados treinamentos  de  embutidos, derivados e processados de carne suína; embutidos, derivados e processados de frango; derivados  do leite; panificação; compotas e conservas. Já no próximo mês a secretaria realizará uma capacitação de queijos.