Apoio
Prefeitura incentiva pequenos produtores da agricultura familiar com ofertas de cursos e capacitações
Por meio desses cursos, os agricultores locais tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas
Geral | 08 de Agosto de 2023 as 12h 43min
Fonte: Vanessa Kienen - Assecom

A valorização dos pequenos produtores rurais tem sido uma prioridade crescente para a Prefeitura de Sinop. Reconhecendo a importância econômica e social desse grupo, a administração municipal tem implementado iniciativas para incentivar e capacitar esses produtores, visando impulsionar a produção local. O departamento de agricultura da Prefeitura está realizando constantemente capacitações em comunidades rurais. Na última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizaram o treinamento "Transformação caseira de produtos embutidos, defumados e beneficiamento de carne de frango" para agricultores familiares de uma comunidade rural próximo ao bairro Alto da Glória.
Por meio desses cursos, os agricultores locais tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas, adquirir conhecimentos atualizados sobre práticas agrícolas sustentáveis, melhorar a gestão de seus negócios e explorar novas oportunidades de mercado. É o que destaca o zootecnista da prefeitura, João Santos. “As capacitações têm a finalidade de agregar melhorias das condições sanitárias e técnicas para a preparação dos produtos. Isso possibilita também aumento de valor, diversificação dentro da propriedade rural e uma série de outros fatores”.
Leonardo Serafim, Instrutor do Senar, ministrou o curso de embutidos, ele explica que os participantes aprenderam técnicas de corte, processamento e transformação, que permitem o uso eficiente de cada parte do frango, reduzindo desperdícios e aumentando a rentabilidade. “O treinamento enfatiza o aproveitamento integral da carne de frango, satisfazendo o desperdício e maximizando o valor da matéria-prima. Isso não apenas promove a sustentabilidade, mas também contribui para a economia doméstica, gerando economia através do aproveitamento máximo dos recursos disponíveis”.
Ele explica ainda que: “É a qualificação da mão de obra, para que eles possam aproveitar melhor a sua produção agregando valor e com isso, conseguindo uma melhoria na qualidade de vida, e também com a possibilidade de comercialização e gerar mais renda familiar. Além de um produto de melhor qualidade tem a questão da segurança alimentar, com relação às doenças transmitidas por alimentos, uma vez que no curso são abordadas essas questões. Quem participa consegue produzir o alimento com mais segurança, ou seja, evitando riscos de infecção alimentar aos consumidores que irão adquirir esses produtos para o seu consumo”.
A iniciativa da Prefeitura de Sinop em incentivar os pequenos produtores locais por meio de cursos de capacitação representa um passo importante em direção ao desenvolvimento econômico e sustentável da região.“Esse curso está sendo uma maravilha, para nós aqui da chácara, esse está sendo o quarto curso e cada vez que vem é um aprendizado melhor, e que possam continuar essas parcerias que trazem oportunidades. Antes ninguém enxergava a gente, e através da prefeitura, hoje nós recebemos ligações de pessoas de fora daqui da comunidade, perguntando se vai ter mais cursos. Nós estamos sendo reconhecidos, graças a Deus”, destacou Eliane Ferreira Nascimento, produtora e aluna da capacitação.
“Esse é um curso muito importante, porque a gente trabalha com aves, e a gente não sabia o manejo delas, e esse curso de derivados do frango veio ensinar a gente várias técnicas, de fazer o manejo dessas aves, então vai ajudar na nossa renda, a gente é feirante contribui bastante. A gente vem recebendo a assistência com o João da Sedec e cada vez a gente vem aprendendo mais. Antes a gente não tinha nada, não sabíamos o que fazer, ele procurou a gente e estamos muito felizes com essa aprendizagem que recebemos”, concluiu a aluna Vivian Calixto.
Neste ano já foram realizados treinamentos de embutidos, derivados e processados de carne suína; embutidos, derivados e processados de frango; derivados do leite; panificação; compotas e conservas. Já no próximo mês a secretaria realizará uma capacitação de queijos.
Notícias dos Poderes
Mulher é atropelada por carreta e fica em estado grave em Sinop
11 de Julho de 2025 as 20h13OAB-MT aprova lista sêxtupla paritária para vaga de desembargador no TJ
11 de Julho de 2025 as 19h59Neste sábado (12), APAMS realiza feira de adoção e convida a comunidade a transformar vidas
11 de Julho de 2025 as 14h57Cabaré cobra taxa de Trump a turista dos EUA: '+ 50%'
11 de Julho de 2025 as 12h30Vítimas de capotamento são socorridas na BR-163, em Sinop
11 de Julho de 2025 as 11h37Mato Grosso atinge 100% de adesão ao Saúde Digital após articulação do TCE-MT
11 de Julho de 2025 as 11h33Vídeo mostra crocodilo arrastando corpo de adolescente após ataque fatal na Indonésia
Após caso, autoridades locais proibiram pesca no rio como medida preventiva
11 de Julho de 2025 as 07h54