Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 07 de Dezembro de 2023

Menu

Farmácia solidária

Prefeitura doa equipamentos para projeto de distribuição de medicamentos usados à população

O projeto, em si, traz o envolvimento de profissionais das duas instituições e garante o recebimento de medicamentos que a população tem em casa

Geral | 30 de Março de 2023 as 16h 54min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Assecom

A Secretaria de Saúde fez a doação de equipamentos de informática e de condicionador de ar para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop. Computador e ar condicionado ajudarão a dar melhor estrutura à sala de atendimento do projeto Farmácia Solidária, uma parceria entre Prefeitura de Sinop e Universidade.

O projeto, em si, traz o envolvimento de profissionais das duas instituições e garante o recebimento de medicamentos que a população tem em casa, em desuso, a sua triagem e a distribuição gratuita às pessoas que não podem comprar tais remédios para melhoria da saúde e continuidade de algum tratamento. Os medicamentos são disponibilizados na UBS Ruy Fernandes Barbosa, na rua Mário de Andrade, 245, no bairro Cidade Jardim e, em caso de falta de algum medicamento, em específico, não imputa obrigação de reposição ao município. O processo de distribuição dos medicamentos da farmácia básica (Remune) ou medicação de alto custo, através da farmácia municipal de alto custo, continuam da mesma forma.

As pessoas que têm remédio parado em casa e que estão interessadas em doar para uso dos mais carentes podem se dirigir a um dos postos de coleta determinados pela Secretaria de Saúde (CIAS’s Jacarandás Umuarama e André Maggi, UBS Cidade Jardim). Além desses pontos, já pré-determinados em decreto que estabelece a criação do programa (Decreto 253/2018), outros pontos de coleta também foram estabelecidos. Além da própria UFMT, as doações podem ser feitas no Hospital Dois Pinheiros e na Maternidade Jacarandás.

Antes da doação, serão levados em consideração os seguintes critérios: prazo de validade, estado de conservação das embalagens (frascos, blisters, cartelas), a melhor destinação (doação ou descarte), prazo de validade, embalagens violadas ou com suspeita de fraude, mal identificados, com nome ilegível e/ou em língua estrangeiro, sem data de validade, sem dosagem de concentração, a composição (líquidos e semissólidos em uso), em estado de conservação comprometido ou, ainda, sem registro na Anvisa.

De acordo com o farmacêutico, Jeandson da Silva Carneiro, um dos responsáveis pelo acompanhamento e bom andamento do projeto, a doação dos bens móveis para a UFMT irá proporcionar melhorias ao projeto. “Esses equipamentos serão muito úteis no dia a dia do projeto, pois estamos com algumas salas que ainda não têm ar condicionado e estão sem computador. Agora, teremos mais qualidade para atender a população”, pontuou.

Ao todo, a Secretaria de Saúde investiu R$16,084 mil para aquisição e doação dos bens móveis e os recursos são oriundos de emendas impositivas que, podem ser vistos, através de link de prestação de contas, no site oficial do município na aba emendas impositivas: https://www.sinop.mt.gov.br/Emendas-Impositivas/