Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 03 de Dezembro de 2023

Menu

Coordenadoria da Mulher

Prefeitura de Sinop participa do 1º Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres em Brasília

O evento teve como objetivo reorganizar a relação do Governo Federal com os organismos governamentais municipais e estaduais de políticas para as mulheres

Geral | 14 de Abril de 2023 as 12h 00min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

Foto: Assecom

Representando a Prefeitura de Sinop, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, esteve em Brasília, nesta semana, juntamente com a coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, e a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Vera Amaral, participando do 1º Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM). O fórum foi promovido pelo Ministério das Mulheres, sob a liderança da Ministra Cida Gonçalves, e teve como objetivo reorganizar a relação do Governo Federal com os organismos governamentais municipais e estaduais de políticas para as mulheres, a fim de fortalecer e beneficiar as ações e serviços especializados para mulheres nas diversas regiões do país. 

Durante o evento foram discutidos os eixos gerais de políticas da Secretaria e a articulação das políticas nacionais com sua implementação nos estados e municípios. Também foram apresentados os programas e ações de outros Ministérios, que são dirigidas às mulheres. “Sinop tem se destacado pela criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Somos a primeira cidade de Mato Grosso a criar uma coordenadoria específica para tratar esse assunto, e trabalhamos, por meio dela, para fortalecer o Conselho da Mulher, a Rede de Enfrentamento e incentivar os demais municípios do estado a criarem uma coordenadoria”, pontuou a primeira-dama.

Para a coordenadora Vera Amaral, o Fórum é uma oportunidade para buscar maior integração com o Governo Federal, tendo como foco a assistência à mulher. “Esse é um evento muito importante porque permite também a troca de experiências e explanação sobre os equipamentos que estão sendo utilizados em todo o país na promoção e defesa dos direitos das mulheres. Assim, podemos compartilhar nossos conhecimentos e identificar ações que podem ser implantadas no nosso município, como por exemplo, a Casa da Mulher Brasileira, equipamento que já solicitamos para o Governo Federal”, destacou.

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço que integra os serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. A implantação desse espaço faz parte do planejamento da gestão Municipal, e uma área institucional para a construção dessa unidade já foi destinada pelo Prefeito Roberto Dorner. Agora, o Município aguarda a aprovação do Governo Federal e busca recursos para a efetivação desse projeto. 

Ainda em Brasília, a secretária Scheila Pedroso se reuniu com os senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzetti, e com os deputados Fábio Garcia, Amália Barros e Juarez Costa, com a finalidade de buscar parcerias e recursos para as ações da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop.