Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Prefeitura apaga grafites de artistas em viaduto

Novos artistas serão convocados, por licitação, para revitalizar estrutura

Geral | 01 de Setembro de 2021 as 17h 00min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Nem Greta Thunberg, nem nada. Uma espeça camada de tinta branca jogou a última pá de cal no conjunto de desenhos feitos sob o viaduto do São Cristóvão, em Sinop. Há dois anos, em setembro de 2019, um grupo de artistas coloriu pela primeira vez o elevado. Entre os grafites estava o rosto da jovem sueca, de 16 anos, que provocou uma histeria localizada. A face de Greta foi vandalizada, mal restaurada, apagada e, por fim, um novo desenho “ecológico” ocupou o espaço hora dado para a ativista.

Agora todo o viaduto está branco. Segundo a Rota do Oeste – empresa responsável pela concessão da BR-163, por onde passa o viaduto - a diretoria de Cultura e Eventos da prefeitura de Sinop solicitou a permissão para realizar uma revitalização urbana na estrutura. O pedido foi no dia 9 de agosto.

As artes de dois anos atrás foram apagadas pela gestão municipal. Cesar Muriana, diretor de Cultura, disse que a tinta branca foi aplicada como fundo, a fim de preparar a superfície para novas artes. Segundo ele, as pinturas “caíram” e desbotaram em função do tempo.

O grafiteiro Thiago Sampaio – que participou do projeto artístico em 2019 – discorda da avaliação do diretor de Cultura. Segundo ele, desde o começo o projeto previa a permanência desses grafites por pelo menos 4 anos. “No viaduto central desbotou porque deram uma tinta ruim no fundo, mas os desenhos, feitos com spray, estavam inteiros. No viaduto do São Cristóvão as artes estavam em bom estado”, comentou Sampa. “Deu um aperto no coração ver as artes sendo apagadas... ali trabalharam artistas de todo Brasil e de outros países. A gente sabe que isso não vai acontecer de novo”, completou.

Para o diretor de Cultura, a tinta branca vai abrir espaço para “novos artistas”. Muriana ainda não soube explicar como será o processo de seleção dos artistas, nem quando será lançado ou quanto a prefeitura irá aplicar nisso. Um “termo” está sendo preparado pela Diretoria de Cultura para balizar o processo. “A intenção é, de 2 em 2 anos, revitalizar os viadutos”, sintetizou Muriana.

 

Odebrecht na curadoria

Mas e o que será pintado dessa vez? Segundo Muriana, quem vai decidir é a Odebrecht. Ao GC Notícias, o Diretor de Cultura afirmou que a empresa que era a principal acionista da Rota do Oeste precisa autorizar as imagens que serão pintadas no viaduto. “A Odebrecht que tem que autorizar quais imagens serão colocadas. Não pode mais ser como antes, pelo Conselho [de Cultura]. É preciso que seja aprovado pela Odebrecht”, frisou Muriana.

Mas para a Rota do Oeste, o entendimento da questão é um pouco diferente. Através da sua assessoria, a concessionária disse que tem o papel de analisar somente o teor da arte, “evitando temos ofensivos, agressivos ou que de alguma forma afetem negativamente a sociedade”. Basicamente a Rota do Oeste vai coibir temas que sejam discriminatórios.

 

Arte que não ofende

Quando viu a tinta branca cobrindo os grafites de 2019, Thiago Sampaio – o Sampa - tratou de pensar algo novo para aquela tela. Ele chegou a fazer um esboço, que enviou para Diretoria de Cultura. Até o momento, não recebeu nenhuma resposta a respeito.

A arte, que Sampa classificou como “proposta mais do agro”, traz 8 cenas que colocam em destaque a produção agropecuária de Mato Grosso. Veja abaixo o esboço.