Sexo biológico
Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
Geral | 17 de Setembro de 2025 as 15h 09min
Fonte: O documento

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini(PL), sancionou hoje (16) a Lei nº 7.344, de 15 de setembro, que proíbe a participação de atletas transgêneros em competições femininas esportivas oficiais na capital.
A proposta, de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL), estabelece que o sexo biológico será o único critério para a organização das equipes quanto ao gênero dos competidores, proibindo, assim, a atuação de atletas transgênero em equipes do sexo oposto.
"O projeto estabelece que aqui em Cuiabá, o atleta trans, ele tem que competir com o seu gênero de nascimento. A disputa de trans em esportes femininos não tem o menor cabimento. A construção muscular de um homem é totalmente diferente da de uma mulher. Se o cidadão nasceu homem e se sente mulher, tudo bem, mas no esporte vai ter que abrir mão. Agradeço aos pares por aprovarem o projeto na Casa", afirmou Ranalli.
Durante a discussão do assunto no Legislativo, a presidente da Câmara, Paula Calil(PL), defendeu a proposta e destacou que o projeto não trata de uma pauta ideológica, mas sim fisiológica."Não é uma questão ideológica, e sim fisiológica. Comprovadamente, as mulheres têm 65% da força dos homens. Queremos promover a igualdade na disputa esportiva. Não estamos excluindo ninguém, estamos buscando justiça. Fisiologicamente, a mulher é diferente do homem", disse Paula.
O texto sancionado prevê ainda que a federação, entidade ou clube de desporto que descumprir a lei será multado em R$ 5 mil. Caso o atleta transgênero omita sua condição à respectiva entidade de administração ou prática desportiva, será enquadrado como caso de doping e banido do esporte.
Notícias dos Poderes
Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16Cavalaria da Polícia Militar prende homem em flagrante com arma de fogo e tabletes de maconha
Militares flagraram suspeito durante Estágio Supervisionado do 11º Curso de Policiamento Montado no município
16 de Setembro de 2025 as 14h55