Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 18 de Janeiro de 2025

Menu

Reconhecimento

Portal Transparência de MT conquista Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo

Premiação consolida Estado entre os melhores do país na promoção de informação pública

Geral | 19 de Novembro de 2024 as 14h 59min
Fonte: Luciana Silva - Assessoria CGE-MT

Foto: Assessoria CGE-MT

O Portal da Transparência do Governo de Mato Grosso recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Selo “Diamante”, a mais alta classificação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O portal alcançou uma nota de 95,44%, reforçando sua posição de destaque nacional. O resultado, referente à avaliação de 2024, foi anunciado nesta quarta-feira (13.11) no estande da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), em Foz do Iguaçu (PR).

O PNTP avalia a transparência ativa nos sites institucionais de órgãos públicos das três esferas de governo (União, Estados e Municípios), promovendo o acesso à informação pública. A análise leva em conta critérios previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação, com base em orientações específicas para assegurar a clareza e a acessibilidade dos dados apresentados.

Para o secretário Controlador-geral, Paulo Farias, o prêmio reflete o empenho de Mato Grosso em fortalecer a transparência e a integridade no setor público. “Esse prêmio é uma conquista que celebra o trabalho dos servidores de Mato Grosso, comprometidos com a oferta de informações claras e transparentes. Ele reflete o compromisso do Governo do Estado com a promoção da transparência e da integridade, além de evidenciar o avanço alcançado pelos esforços e ações implementados no âmbito do Programa de Integridade do Governo de Mato Grosso, o Integridade-MT”, afirmou.

Neste ciclo, o programa avaliou 7.370 portais em todo o país, que obtiveram uma média nacional de 63%, classificada como nível intermediário. Com sua nota de 95,44%, o Portal da Transparência de Mato Grosso manteve o Selo Diamante que já havia conquistado em 2023, quando recebeu a nota de 95%.

 

Transparência Ativa

A transparência ativa é caracterizada pela disponibilização de informações públicas de maneira proativa, sem que seja necessário qualquer tipo de solicitação. Em Mato Grosso, a responsabilidade pela gestão do conteúdo do Portal da Transparência cabe à Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). Os dados, fornecidos pelos órgãos e entidades estaduais, são centralizados pela CGE, enquanto a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI) é responsável pela administração técnica da página.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de dezembro, com a presença de representantes da Atricon e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).