Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 29 de Maio de 2025

Menu

Bichos da natureza

Por que não podemos alimentar animais em parque?

Dar comida aos animais da natureza prejudica a saúde deles

Geral | 07 de Junho de 2019 as 17h 26min
Fonte: Geovanna Klaus

Foto: Divulgação

Uma das opções de lazer da população é visitar parques onde se tem diversos animais. Em Sinop o Parque Florestal chama atenção das famílias, que desejam conhecer os animais que estão por lá, entre eles macacos, tracajás, peixes, jacaré, entre outros bichos. Porém a população muitas vezes acredita que eles estão com fome, mas o que muitos ainda não sabem é que dar comida aos bichos, faz com que eles parem de buscar seus próprios alimentos na natureza.

A bióloga Cristiane Cesco Diel, que atual na Secretaria de Meio Ambiente de Sinop alerta, “ contemplar a natureza é permitido, mas alimentar os bichos que, tradicionalmente, são vistos nessas áreas, não”.

Para se aproximar dos animais, as pessoas oferecem frutas mas muitas vezes balas, chocolates, pipocas e outros alimentos gostosos ricos em açucares, sais e gorduras e isso causam problemas até para o ser humano e na natureza, os efeitos são mais graves. “Cada animal tem seu instinto, seu habitat. Como eles já vivem, no parque, eles sempre tiveram sua alimentação natural. Porém, a própria população, quando veem eles, costuma alimentar e isso não faz bem à saúde”, explica a bióloga.

A restrição engloba desde gêneros industrializados (salgadinhos e demais) até frutas. Conforme explica Cristiane, os animais silvestres, diferentemente dos seres humanos, possuem hábitos alimentares distintos e que, quando alterados, implicam em maior suscetibilidade às doenças, mudanças metabólicas, impacto sobre a cadeia reprodutiva, entre outros riscos.

Antigamente, no parque os animais recebiam de especialistas, frutas como refeição, porém a pratica não está mais sendo feita. De acordo com a bióloga os animais devem procurar alimentos na natureza. As pessoas estão sendo orientadas a não alimentar os animais do local.

De acordo com a assessoria do município, o parque é classificado como uma Unidade de Conservação na categoria “Parque Natural Municipal” (Lei nº 2.067/2014), o Parque Florestal conta com algumas normas e regras de conduta por parte dos visitantes para assegurar a manutenção da biodiversidade. Além de alterar os hábitos alimentares, quem alimenta esses animais podem sofrer algum tipo de agressão por parte dos bichos, como mordidas. Muitos desses animais podem reagir de forma negativa à presença de humanos ao se sentirem ameaçados. Portanto alimentar os animais silvestres oferece riscos para ambos.