Sinop
População de Sinop cresce 13% nos últimos 4 anos; Cuiabá em 5º lugar
O percentual é obtido no comparativo entre a estimativa da população residente nos municípios
Geral | 07 de Setembro de 2015 as 17h 26min
Fonte: RD News

Nos últimos quatro anos, Sinop foi o município que mais cresceu em número de habitantes, com aproximadamente 13% de aumento, considerando as cinco cidades mais populosas do Estado: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Tangará da Serra. O percentual é obtido no comparativo entre a estimativa da população residente nos municípios brasileiros, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano, com o censo demográfico de 2010.
Uma das razões que influencia este crescimento em Sinop é o “boom” no mercado imobiliário, explica o secretário municipal de Finanças, Orçamento e Planejamento, Teodoro Moreira Lopes. Além disso, argumenta que investimentos nas áreas básicas, como saúde, educação e infraestrutura têm atraído não somente moradores, mas empresários. “Temos investido cerca de 30% na saúde, quando a lei fala em 15%. Queremos chegar ao fim de 2016 com a cidade quase toda asfaltada. Isso nos torna atrativo”.
Outro fator para a taxa de crescimento são as universidades, a exemplo dos campi da Unemat e da UFMT. “São poucas cidades que têm universidade federal e estadual”, ressalta Teodoro. Apesar dos apontamentos positivos, o secretário acredita que os investimentos estaduais e federais poderiam ser maiores. “Para as coisas irem bem tem que investir muito mais. O governo federal ajuda muito pouco. No governo estadual passado tivemos apoio, mas não o quanto Sinop merecia”.
Tangará da Serra
Em segundo lugar neste ranking aparece Tangará da Serra, com aproximados 11% de aumento no número de habitantes, de 2010 para cá. O vice-prefeito, José Pereira Filho (PT), entende que o número é reflexo da estabilidade política da gestão, bem como o ânimo do segmento empresarial. “O poder público está fazendo bem a parte dele, e isso é um atrativo para as pessoas virem para cá”.
O petista cita melhorias na infraestrutura da cidade, como o asfaltamento dos bairros, que chega a 90%, e a recuperação de escolas rurais. Contudo, critica que a saúde seja bancada em grande parte pelo município, embora alguns convênios firmados com o Estado, a exemplo do Samu e do Centro de Hemodiálise. “O hospital municipal não tem participação do Estado, nem transferência. O município faz o que pode”.
Rondonópolis
Já em Rondonópolis, onde a taxa ficou em torno de 9,3%, o prefeito Percival Muniz (PPS) pondera que no mesmo ritmo crescem os problemas.
Ele argumenta, no entanto, que a coragem também. “É extraordinário, nós temos um crescimento vegetativo de 3% e real de 10%. A cidade está crescendo muito e isso é muito bom”, avalia.
Últimas no ranking
Em quarto lugar está Várzea Grande, com aumento da população em 6%. Cuiabá, por sua vez, aparece em quinto lugar, com aumento populacional de 5%. Para o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU), Benedito Libânio de Souza Neto, o índice apesar de baixo é bom, mas pondera que o que falta é a infraestrutura. “Quando a cidade cresce, crescem todas as demandas”. Ele ressalta que investimentos em saúde e segurança também são indispensáveis.
Libâneo acredita que Cuiabá ainda tem muito que crescer e comenta que uma cidade deste porte deve buscar sanar os problemas como a mobilidade urbana. “Hoje se discute muito esta questão e isso precisa ser bem definido”.
Notícias dos Poderes
Sinop recebe lançamento do McDia Feliz 2025 com apoio da AACCMT
21 de Julho de 2025 as 22h55Inpasa lança ação com mais de 200 vagas; todas também disponíveis para pessoas com deficiência
21 de Julho de 2025 as 19h50À frente da Prefeitura de Sorriso, Acacio Ambrosini ganha projeção entre as principais lideranças políticas
21 de Julho de 2025 as 16h49OAB inicia seleção de nomes para vaga de desembargador no TJMT
Edital prevê formação de lista sêxtuplal; nomes cotados já circulam no meio jurídico.
21 de Julho de 2025 as 16h42Infrações aumentam 208% nas rodovias estaduais e mais de 50 mil condutores são notificados
21 de Julho de 2025 as 15h25Obra da nova Prefeitura de Sinop avança e chega a 8% de execução
21 de Julho de 2025 as 15h05Dias começam frescos, mas esquentam durante a tarde em todo o Estado
21 de Julho de 2025 as 14h47Caminhoneiros discutem possibilidade de nova paralisação após operação contra Bolsonaro
Movimento divide opiniões entre lideranças da categoria; reunião com parlamentares e setor do agronegócio ocorre nesta segunda (21)
21 de Julho de 2025 as 14h35