Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 10 de Outubro de 2026

Menu

Capacitação

Politec treina peritos em nova ferramenta de extração de dados

Treinamento amplia capacidade técnica da Computação Forense e reforça eficiência nas investigações

Geral | 23 de Março de 2026 as 17h 30min
Fonte: André Luiz Amorim - Politec-MT

Foto: Assessoria Politec

Peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT) participaram de um treinamento especializado para operação da ferramenta PC-3000 Mobile Pro, voltada à extração e análise de dados em dispositivos móveis. Ao todo, 20 peritos foram capacitados para utilização da nova tecnologia, que amplia a capacidade técnica das análises forenses digitais.

A ferramenta recentemente introduzida no Brasil, foi apresentada durante o Congresso Internacional de Perícia Forense (Interforensic), realizado em Curitiba, e se destaca por permitir a extração de dados mesmo em aparelhos desligados ou com defeito, sendo um diferencial relevante em relação a outras soluções disponíveis.

Além disso, o equipamento utiliza o hardware do computador para realizar processos como a quebra de senha, o que proporciona maior agilidade na obtenção de informações. A tecnologia chega para complementar os recursos já utilizados pela Politec, ampliando as possibilidades de atuação em casos que envolvem dispositivos móveis.

A qualificação reforça a atuação da Gerência de Computação Forense, garantindo ainda mais precisão, eficiência e rigor técnico-científico nas análises periciais. O investimento contínuo em capacitação também fortalece a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

De acordo com o gerente de perícias de computação, Max Martins, o treinamento foi essencial para o pleno aproveitamento da ferramenta. “A importância do treinamento foi que, sem ele, não conseguiríamos operar tudo que a ferramenta tem a oferecer. Permitiu entender o seu funcionamento, os pontos positivos e aquilo que ela pode entregar que outras não conseguem”, destacou.

O gerente também informou que a capacitação, ocorrida no período de  10 a 20 de março, aqui mesmo em Cuiabá, faz parte de um cronograma mais amplo de treinamentos na área de computação forense. Ainda nesta semana, uma nova turma participa da formação na ferramenta Axiom, concluindo o ciclo de qualificações previsto para este ano.

Para a utilização completa da nova tecnologia, a Politec também prevê a implantação de um laboratório específico, com estrutura adequada para manuseio avançado de dispositivos, incluindo procedimentos técnicos como soldagem e manutenção de componentes.

A inciativa integra o planejamento institucional para fortalecimento da perícia digital nos próximos anos.