Buscas
Policiais penais apreendem 65 celulares na Penitenciária Central do Estado
Essa é a terceira operação deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) na PCE em uma semana
Geral | 17 de Outubro de 2024 as 20h 20min
Fonte: Alecy Alves | Sesp-MT

Policias Penais apreenderam, nesta quinta-feira (17.10), 65 aparelhos celulares e 14 porções de droga na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Nessa operação as buscas se concentraram nas celas do Raio 7, onde estão cerca de 430 presos.
Atuaram nessa ação cerca de 40 policiais do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e do Serviço de Operações Especiais (SOE), unidades especializadas da Polícia Penal, além das equipes que integram a escala de plantão do dia.
Os aparelhos de celulares apreendidos, assim como as porções de droga, foram encaminhados à Polícia Judiciária Civil para procedimentos de investigação e perícia, entre outras medidas legais.
Essa é a terceira operação deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) na PCE em uma semana. A unidade é a maior do sistema prisional do Estado, e possui uma população carcerária formada por 3 mil homens.
Operação Raio Limpo
Nas duas operações anteriores, denominada Raio Limpo, que ocorreram nos dias 9 e 14 deste mês, a Sesp mobilizou 300 policiais penais, civis, militares e peritos da Politec na “varredura” de celas em busca de materiais ilícitos.
O resultou foi a apreensão de 118 celulares, 130 chips, além de porções de drogas que geraram três atuações em flagrantes por tráfico. Também foram apreendidas antenas improvisadas para conexão de telefonia móvel.
O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel César Roveri, afirmou que operações como essa vão continuar sendo realizadas na PCE e em outras unidades prisionais. Na avaliação do secretário, as ações integradas, assim como a perícia nos celulares e as investigações feitas pela Polícia Civil, são fundamentais para repressão e punição dos responsáveis pela entrada e uso de ilícitos nas unidades prisionais do Estado.
“São operações que vão valorizar e fortalecer o trabalho dos policiais penais, melhorar a segurança nos próprios ambientes prisionais e da população que está aqui fora e que espera que os criminosos que estão nas cadeias cumpram as medidas judiciais e restrições impostas pelos crimes que praticaram, entre as quais a de não ter acesso ao celular”, completou o secretário.
Notícias dos Poderes
CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18Oito cidades de Mato Grosso terão provas do CNU; salários chegam a R$ 9,3 mil
Segunda edição do CPNU tem inscrições abertas até 20 de julho; estado pode ter vagas no INSS, MDA e Agência de Mineração
03 de Julho de 2025 as 16h06Toyota Hilux 2026 tem novo design vazado; o que esperar?
Novidades surgiram na Ásia, onde a Toyota (e a Hilux) são fortíssimas
03 de Julho de 2025 as 15h44STF valida tomada de bens sem ordem judicial em caso de inadimplência
Maioria dos ministros votou a favor do Marco Legal das Garantias, que permite que bancos e credores peguem imóveis e veículos
03 de Julho de 2025 as 12h23Soldado maranhense tem perna amputada ao pisar em mina na guerra da Ucrânia
03 de Julho de 2025 as 11h28Os 10 carros com as peças mais baratas do Brasil em 2025
Valor da cesta de peças deve ser levado em consideração na hora da compra de um carro; veja as que têm menor custo no Brasil
03 de Julho de 2025 as 11h14