Vítima tinha 3 anos
Polícia indicia 2 médicos por morte de menina em UPA de Sinop
M.T.B., de 3 anos, morreu em março, quando recebia atendimento na unidade de saúde do Município
Geral | 19 de Setembro de 2023 as 07h 24min
Fonte: Angélica Callejas – MidiaNews

Dois médicos que atenderam a menor M.T.B., de três anos, morta após sofrer um choque séptico em decorrência de pneumonia, foram indiciados por homicídio culposo. O caso aconteceu no dia 8 de março em uma UPA em Sinop.
O inquérito que culpabiliza os profissionais por negligência médica foi finalizado nesta segunda-feira (18) pelo delegado Ugo Reck Mendonça e será encaminhado ao Poder Judiciário.
Conforme as investigações, a menina deu entrada na UPA pela primeira vez no dia 6 de março, quando foi atendida por uma médica e liberada com uma receita de xarope expectorante.
Porém, sem sinais de melhora, os responsáveis a levaram de novo na unidade de saúde, dessa vez com tosse seca. Ela foi novamente atendida, sedada e de lá não saiu com vida.
A mãe relevou que M.T.B. foi submetida a um exame sangue que apontou alteração, mas não foi detectada pela médica. Ali teriam sido o início da sequência de erros que culminaram com a morte de sua filha.
“Quando saiu o resultado do raio-x veio uma pessoa e pegou a minha filha de imediato, correu para a emergência com ela”, falou Lucas Pootz, pai da menor.
Aos pais, os profisisonais disseram que o pulmão da criança estava “muito carregado” e que seria necessário colocar uma sonda. Para isso, eles iriam fazer uma sedação local. Após a aplicação do medicamento, a menor ficou em estado crítico.
“De imediato, eles pediram para que ela saísse urgentemente da sala de emergência, praticamente empurraram ela para fora da sala e fecharam a porta, depois disso a gente só viu a nossa filha morta”.
A suspeita de erro médico foi reforçada quando o delegado pediu a exumação do corpo de M.T.B., que ocorreu no dia 17 de março. O procedimento foi fundamental para a investigação, que ofereceu elementos para o indiciamento dos profissionais.
“Antes tínhamos indícios do primeiro atendimento. Com a exumação identificamos uma imperícia por parte do terceiro médico que atendeu a vítima e que levou à morte da menina”.
Após a exumação, a perícia identificou que a morte ocorreu em razão de choque hipovolêmico (perda de sangue) causado por pneumotórax hipertensivo.
Notícias dos Poderes
Ônibus tomba na BR-423, no Agreste de Pernambuco, e deixa ao menos 16 mortos
18 de Outubro de 2025 as 13h01Adolescente de 15 anos morre em acidente com scooter elétrica
A colisão entre a motocicleta e uma caminhonete aconteceu na manhã de quinta-feira
17 de Outubro de 2025 as 20h10Servidores ativos de MT têm até 30 de novembro para realizar recadastramento obrigatório de 2025
Procedimento deve ser feito online pelos portais de Recadastramento ou do Servidor
17 de Outubro de 2025 as 17h22Raio provoca incêndio e destrói 400 fardos de algodão em fazenda de MT
Além dos bombeiros, cerca de 50 funcionários da fazenda ajudaram no controle das chamas usando maquinários agrícolas.
17 de Outubro de 2025 as 16h09Incêndio de grandes proporções atinge barracão e residência em Sinop
17 de Outubro de 2025 as 15h48PF encontra mensagem sobre suposto repasse à filha de ministro
Investigação cita Andreson Gonçalves, Roberto Zampieri e empresário Haroldo Gonçalves, da Fource
17 de Outubro de 2025 as 14h16ALMT entrega honrarias a personalidades e entidades de MT
17 de Outubro de 2025 as 14h10Como funcionava o esquema de venda de sentenças do STJ, segundo o próprio STJ
Um processo que tramitou sob relatoria da ministra Nancy Andrighi no período em que Márcio José Toledo Pinto era assessor do gabinete foi analisado em detalhes pela sindicância
17 de Outubro de 2025 as 14h00