Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Segunda Feira 21 de Julho de 2025

Menu

Operação Policial

Polícia Civil deflagra “Operação Encarcerados” e cumpre 11 mandados em presídios de MT

Ação da Gerência de Polinter e Capturas mira presos com pendências judiciais para barrar liberdade condicional dentro de unidades prisionais.

Geral | 19 de Julho de 2025 as 13h 27min
Fonte: Diario de Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), deflagrou nesta sexta-feira (18) a Operação Encarcerados, com o propósito de cumprir 11 mandados de prisão contra detentos que já cumpriam pena em unidades prisionais. A ação foi concentrada em quatro presídios do estado: Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, Penitenciária Central do Estado (PCE), Cadeia Pública de Alta Floresta e Cadeia Pública de Cáceres.

A iniciativa decorre de inquéritos instaurados pela Polícia Civil, que identificaram detentos com pendências judiciais por crimes como homicídio, estelionato, tráfico de drogas, coação e roubo. Segundo a delegada titular da Polinter, Sílvia Pauluzi de Siqueira, a operação visa evitar que esses presos sejam beneficiados com liberdade condicional ou progressão de regime antes de cumprirem todas as suas obrigações judiciais.

“As equipes fazem os levantamentos com o intuito de identificar e localizar o paradeiro de foragidos da Justiça (…) Esses criminosos são alvos da Gepol, que trabalha incansavelmente para cumprimento da missão”, destacou a delegada.

A operação reforça a política de "tolerância zero" adotada em Mato Grosso, com foco no cumprimento rigoroso da lei e no controle do sistema carcerário estadual. A abordagem preventiva também tem por objetivo reforçar a segurança interna das unidades e desestimular a prática de novos crimes por detentos que ainda têm pendências judiciais.

Através da Operação Encarcerados, as autoridades demonstram compromisso com a legalidade e a correta aplicação das normas. A expectativa é que a ação sirva de exemplo para possíveis foragidos e detenha avanços irregulares de presos ainda sob investigação.