Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 09 de Dezembro de 2023

Menu

Sinop

Poços da rede de abastecimento passam por manutenção preventiva

Procedimento é feito a cada seis meses e aumentado a segurança operacional do sistema

Geral | 24 de Julho de 2023 as 16h 02min
Fonte: Redação com assessoria

Foto: Assessoria

Com a chegada da seca no inverno e o consequente período sem chuvas, a Águas de Sinop realiza manutenções preventivas em todo o sistema de abastecimento de água. Entre os meses de abril e maio a concessionária já realizou em torno de 12 manutenções preventivas nos poços da cidade, para evitar assim as necessidades de paradas inesperadas e garantir a continuidade dos serviços, principalmente nesse período de estiagem.

De acordo com a coordenadora regional, Moniky Santiago, são diversas equipes trabalhando para identificar se há alguma intercorrência nos sistemas. “Em primeiro lugar a supervisão local avalia a vazão de todos os poços e considera se houve alguma perda e necessidade de realizar manutenção preventiva. Com isso é acionada a equipe para retirada de toda a tubulação do poço e o sistema de bombeamento para determinar a substituição dos itens”, explicou Dammylly.

As manutenções preventivas são realizadas a cada seis meses e proporcionam segurança operacional ao sistema que interliga 72 mil unidades atendidas pela Águas de Sinop. “Somente nesses primeiros meses do ano atendemos mais de 45 mil pessoas com as revisões nos poços. A maioria dos poços tem cerca de 200 metros de profundidade. Mesmo com toda a preocupação da companhia em garantir o abastecimento contínuo, é importante que a população faça o uso consciente da água nos períodos de estiagem”, ressaltou a coordenadora regional.

Considerando o uso racional, cada um pode colocar em prática cuidados básicos como fechar a torneira quando escovar os dentes, não usar a mangueira como vassoura, tomar banhos rápidos e resolver vazamentos, como torneiras pingando, que podem significar a perda de mais de 40 litros de água por dia.

Todas as medidas necessárias de segurança foram tomadas para execução das manutenções, desde a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI / EPC), a realização de análises preliminares de risco do local, mantendo assim a segurança de todos.