Meio Ambiente
PL de retirada do Mato Grosso da Amazônia Legal provocaria danos irreparáveis, diz relator
Nota técnica de organizações socioambientais de MT já anunciava impactos socioeconômicos e inconstitucionalidade do projeto de lei
Geral | 27 de Novembro de 2024 as 10h 46min
Fonte: Isso é Notícia

Ao argumentar pela rejeição do projeto de lei nº 337/2022, que visa a retirada do Mato Grosso da Amazônia Legal, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) alegou que a “sua aprovação provocaria danos irreparáveis aos ecossistemas e aos serviços ambientais essenciais para a agricultura e a biodiversidade nacional”. O texto do PL foi rejeitado integralmente pelo relator do projeto em tramitação na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
De acordo com o voto do relator, da última sexta-feira (22), a proposta descrita no PL compromete os esforços de desenvolvimento sustentável e desconsidera a complexa realidade ambiental e legal da região. “Os impactos da modificação proposta pelo projeto em tela seriam profundos. A redução das reservas legais comprometeria serviços ecossistêmicos essenciais para a economia matogrossense, como a polinização – que contribui para 35% da produção mundial de alimentos – e a recarga do lençol freático, fundamental para a segurança hídrica e a própria produção agrícola”, destaca trecho do documento.
O PL 337 foi apresentado em fevereiro de 2022, pelo deputado federal Juarez Costa (MDB-MT). Em argumentação, o parlamentar defende que Mato Grosso possui um custo econômico muito alto para a recuperação das reservas legais dentro da Amazônia. Apesar da recente manifestação positiva em relação à não implementação do PL, o texto ainda receberá os pareceres das comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Para a consultora jurídica do Observa-MT, Edilene Amaral, a rejeição ao PL é uma sinalização importante em relação ao entendimento do potencial negativo que a alteração na legislação pode provocar caso seja aprovada.
“Desde a apresentação do PL 337/2022, nos manifestamos contra a sua aprovação porque consideramos que ele trará impactos socioeconômicos relevantes. Precisamos, agora, que os demais pareceres sigam o entendimento do deputado e não permitam que esse projeto siga tramitando”, avaliou Edilene.
Nota técnica avalia impactos socioeconômicos
Em nota técnica publicada, ainda em maio de 2022, pelo Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT) e Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad) foi apontado que “além de ser inconstitucional, o PL terá impactos socioeconômicos importantes, com avanços da fronteira agropecuária que terá impactos à vida dos povos originários, sem resolver as questões ligadas à segurança alimentar”, como diz trecho da nota.
Segundo a publicação, caso o PL 337/2022 venha a ser aprovado, será difícil atingir as metas de redução de desmatamento na Amazônia e Cerrado, chegando em 2030 com taxas de 571 km²/ano e 150 km²/ano, respectivamente.
Notícias dos Poderes
Batida entre carreta e veículo da Unemat deixa 3 feridos em MT
Vítimas precisaram de atendimento médico
07 de Novembro de 2025 as 18h23Colisão frontal na BR-163 entre Sorriso e Sinop mata motorista
PRF alerta para riscos durante obras de duplicação
07 de Novembro de 2025 as 17h27Sema apreende 47 kg de pescado irregular no primeiro mês do defeso da piracema
A pesca amadora e profissional está proibida em todos os rios do estado desde 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro do ano que vem
07 de Novembro de 2025 as 17h02Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car
“É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador. Sorteio foi realizado nesta sexta-feira (7.11), na sede do Ministério Público
07 de Novembro de 2025 as 16h04Saiba como advogada de MT, esposa de lobista, triunfou no STJ
Mulher de pivô do escândalo de sentenças concentra processos no gabinete do ministro Moura Ribeiro
07 de Novembro de 2025 as 15h32Motoristas de aplicativo fazem carreata em luto por colega
Mobilização demonstra preocupação da categoria com a segurança
07 de Novembro de 2025 as 10h49APAMS realiza evento de adoção neste sábado (8) no Shopping Sinop
07 de Novembro de 2025 as 10h36Janaína Riva registra denúncia contra servidor por áudios com teor sexual
O suspeito dos ataques é um servidor comissionado da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder)
07 de Novembro de 2025 as 10h01