Tentativa de golpe
PF: Plano para matar Moraes foi cancelado após recusa do exército em apoiar golpe
Relatório da PF revela que negativa de apoio militar frustrou plano de ataque contra Alexandre de Moraes e tentativa de golpe
Geral | 27 de Novembro de 2024 as 10h 50min
Fonte: O Globo

O relatório da Polícia Federal revelou que o plano para matar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no dia 15 de dezembro de 2022, foi abortado após a cúpula do Exército se recusar a aderir à tentativa de golpe de Estado.
Segundo o documento, o general Freire Gomes e a maioria do alto comando do Exército mantiveram uma postura institucional, negando apoio ao grupo golpista. Isso resultou na falta de confiança necessária para que o ato fosse consumado. Como consequência, o então presidente Jair Bolsonaro, mesmo com um decreto de intervenção preparado, não o assinou.
Monitoramento e plano “Punhal Verde Amarelo”
No dia 15 de dezembro, seis pessoas monitoravam os passos de Moraes em Brasília, planejando prendê-lo ou executá-lo. Esse grupo utilizava carros de aplicativos, celulares descartáveis e codinomes como “Brasil”, “Alemanha” e “Japão” para ocultar suas identidades e evidências.
O plano, denominado “Punhal Verde Amarelo”, previa a atuação estratégica próxima ao STF e à residência funcional do ministro. A recusa de apoio militar por parte do general Freire Gomes, no entanto, foi decisiva para que o plano fosse cancelado.
Encaminhamento à Procuradoria-Geral da República
O ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o relatório da PF sobre a conspiração golpista. O documento, que conta com mais de 800 páginas, indiciou 37 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, agora deve analisar o material para decidir sobre uma eventual denúncia, arquivamento ou novas diligências no caso.
Notícias dos Poderes
Prefeitura entrega 78 escrituras aos moradores da Comunidade Belo Ramo em Sinop
17 de Outubro de 2025 as 10h12Padre flagrado com fiel em MT é afastado; substituto tem 76 anos
Luciano Simplício foi surpreendido com uma jovem de 21 anos em um quarto da paróquia da cidade
17 de Outubro de 2025 as 09h44Secretário perde controle de carro e morre ao cair de ponte em MT
Mulher sobreviveu
17 de Outubro de 2025 as 08h37Trabalhador de 47 anos morre ao cair de telhado em MT
Vítima morreu no local
17 de Outubro de 2025 as 08h34Caminhão-tanque pega fogo na rodovia de MT
Não há informações de feridos
16 de Outubro de 2025 as 21h44Juiz autoriza banco confiscar SW4 em MT
16 de Outubro de 2025 as 20h19Palco do Guns N'Roses começa a ser montado na segunda
17 de Outubro de 2025 as 07h20Duplicação da BR-163 recebe prêmio de asfalto mais confortável do Brasil e é comparada às rodovias alemãs
Índice aponta que o trecho avaliado oferece mais conforto ao dirigir, menos desgaste dos veículos e mais segurança aos motoristas
16 de Outubro de 2025 as 19h29