Operação Sisamnes
PF indicia lobista e ex-assessor do STJ em caso de venda de decisões
Andreson de Oliveira Gonçalves vai responder por exploração de prestígio e organização criminosa
Geral | 24 de Março de 2026 as 16h 00min
Fonte: Mídia News

Em relatório parcial sobre venda de decisões no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Polícia Federal afirma que não foram identificados até o momento indícios sobre a participação de ministros da corte no esquema.
Os investigadores indiciaram o ex-assessor do STJ Márcio Toledo Pinto e também o lobista de Mato Grosso, Andreson de Oliveira Gonçalves, que está preso na Penitenciária Federal de Brasília, sob a suspeita de crimes como exploração de prestígio, organização criminosa e, no caso de Pinto, violação ao sigilo funcional.
A defesa de Andreson afirmou à reportagem que não se manifestaria sobre o caso. A reportagem não localizou a defesa do ex-assessor do STJ.
"Os diálogos analisados não permitem inferir que os servidores investigados atuaram em conluio com ministros", afirma trecho do documento.
"De igual modo, não há registro de movimentação financeira ou quaisquer transações patrimoniais aptas a indicar a participação ou anuência deles na compra e venda de decisões judiciais", diz o relatório.
O texto afirma que o "cenário que tem se mostrado mais plausível" é de que os servidores eram responsáveis por negociar, de maneira isolada ou em conluio, a venda de decisões, de criar minutas e encaminhar para a assinatura de ministros, que assinavam os documentos sem ter ciência de um suposto esquema.
No relatório parcial, a PF pediu ao relator do caso, ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), a prorrogação do inquérito para o cumprimento de diligências ainda pendentes.
Marcio Toledo, que trabalhou em diversos gabinetes da corte como técnico judiciário, foi demitido em setembro do ano passado.
O relatório foi produzido por um delegado que assumiu o caso após a saída do anterior, Marco Bontempo, que deixou a investigação em outubro, alegando esgotamento físico e mental devido ao estresse.
Até o momento, a Polícia Federal afirma que não encontrou elementos com indícios de crime em relação a dois ex-chefes de gabinete investigados: Daimler Campos (que trabalhava para a ministra Isabel Gallotti) e Rodrigo Falcão (do ministro Og Fernandes).
Em determinado trecho do documento, a PF recua sobre uma suspeita levantada em relatório anterior que dizia que uma mensagem de Andreson mencionando um "amigo" seria uma referência a Daimler.
O órgão diz que uma melhor análise aponta que o mesmo termo era usado pelo lobista para se referir a diferentes pessoas.
"As diversas diligências realizadas ao longo desta investigação foram fundamentais para angariar as evidências relacionadas aos processos acima indicados, promovendo-se o esclarecimento parcial dos fatos e o aprimoramento das hipóteses criminais ora delineadas", diz o relatório.
"Entretanto, apesar desses avanços, a maior parte dos processos judiciais sob suspeita ainda apresentam lacunas investigativas importantes, cujos esclarecimentos são fundamentais para a correta e adequada conclusão deste inquérito", continua a PF.
"Nesta senda, observase que, no atual estágio das investigações, ainda não foi possível identificarmos com clareza quem são os servidores lotados nos gabinetes que efetivamente participaram do esquema criminoso, tampouco como eles atuaram, identificar com maior precisão os valores obtidos indevidamente e a forma que se deu a entrega da propina."
A Operação Sisamnes, que apura a suspeita de vendas de decisões no STJ e em outros tribunais, teve a sua primeira fase em 2024.
Notícias dos Poderes
Naufrágio mais antigo do mundo: navio achado na Turquia pode ter até 4.700 anos
Peças da embarcação de mais de 4 mil anos foram localizadas a 30 metros de profundidade
15 de Outubro de 2026 as 10h55Senado aprova fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho
Decisão é vista como maior vitória de trabalhadores desde Constituinte
14 de Outubro de 2026 as 21h57Inmet alerta para risco de tempestades com ventos de até 100 km/h em MT
Aviso laranja abrange cinco regiões do Estado e prevê chuva de até 100 milímetros por dia, além de granizo e risco de alagamentos e queda de árvores
14 de Outubro de 2026 as 14h56Sargento da PM é achado morto após sumir em área de mata em MT
Arnaldo Pereira dos Santos tinha 48 anos; outras duas pessoas que estavam com ele foram achadas vivas
14 de Outubro de 2026 as 13h14Mérito Lojista terá show de Léo Chaves e presença vip de Luciano Szafir
Os vencedores são definidos a partir de pesquisas que identificam as empresas e marcas mais lembradas pelos consumidores
14 de Outubro de 2026 as 10h55Acidente entre Fiat Pálio e carreta deixa 3 mortos em rodovia de MT
14 de Outubro de 2026 as 09h42Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer de pulmão após retirada de nódulo
Exames identificaram adenocarcinoma pulmonar após cirurgia para retirar um nódulo do pulmão direito do pontífice nesta terça-feira (13)
13 de Outubro de 2026 as 16h25Governador define Eduardo Manciolli como chefe da Casa Civil de MT
Nomeação deve ser publicada na próxima edição do Diário Oficial
13 de Outubro de 2026 as 13h59