Escudo de palha
PF faz operação contra desmatamento em terra indígena
Madeireiros estariam aliciando lideranças indígenas para a retirada da madeira de forma ilegal
Geral | 12 de Abril de 2022 as 08h 40min
Fonte: Capital Notícia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12.04) a Operação Escudo de Palha para investigar o desmatamento ilegal na terra indígena Menkragnoti, nas proximidades da aldeia Kotori, em Peixoto de Azevedo.
Segundo a PF, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sinop, nas cidades de Matupá, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo, além da cidade de Iporá-GO.
A investigação teve início em fevereiro de 2022, após denúncia recebida pela FUNAI de Cuiabá, relacionada à extração ilegal de madeira na terra indígena. Segundo a denúncia, nas proximidades da aldeia, havia cerca de dois mil metros cúbicos de madeiras cortadas e prontas para serem retiradas. Ainda, que os madeireiros da cidade de Peixoto de Azevedo teriam cooptado as lideranças indígenas da aldeia Kororoti, ofertando cerca de R$ 70 mil para a retirada dessa madeira.
Com base na denúncia, no mesmo mês, foi realizada uma ação conjunta entre Polícia Federal, Sema, Ibama e DEMA, que se deslocaram até o local e detectaram, após sobrevoo de helicóptero, o desmatamento e a existência de madeiras cortadas.
Na ocasião, dentro da Terra Indígena e nos seus arredores, foram realizadas apreensões de arma e veículos pelo Ibama. Devido às condições de conservação dos veículos, associado ao fato dos locais em que foram encontrados serem de difícil acesso e com a finalidade de cessar o crime ambiental, os mesmos foram inutilizados.
Os mandados cumpridos desta terça-feira têm foco nos possíveis participantes dos crimes, dentre eles madeireiros e uma liderança indígena.
Os investigados podem responder pelos crimes ambientais de desmatamento e óbice a ação fiscalizadora do Poder Público, com penas de até 4 anos de reclusão e 3 anos de detenção, respectivamente, e associação criminosa, com pena de até 3 anos de reclusão, dentre outros crimes.
O nome da operação, Escudo de Palha, é decorrente da aparente proteção que os indígenas locais empreendiam em favor da floresta, quando na verdade a proteção era facilmente sobrepujada por suborno em favor de liderança local.
A ação faz parte do programa Guardiões do Bioma.
Notícias dos Poderes
Bombeiros divulgam resultado preliminar de seleção para soldados temporários
Candidatos aprovados serão convocados para o teste físico entre 10 e 16 de novembro; aprovados reforçarão unidades em várias regiões do estado
05 de Novembro de 2025 as 20h04Tentativa de homicídio, ameaça e estelionato: saiba como era ficha criminal de homens que saíram de SP e foram mortos ao cobrar dívida no PR
Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi, Diego Henrique Afonso e Alencar Gonçalves de Souza ficaram 44 dias desaparecidos e foram encontrados enterrados em vala, a 650 metros do ponto em que o carro deles foi encontrado em um bunker
05 de Novembro de 2025 as 19h51Ex-jogador é condenado por fingir ter câncer
Mais de 20 pessoas foram prejudicadas no golpe
05 de Novembro de 2025 as 14h24Avião cargueiro de grande porte cai e mata 7 pessoas
Causas do acidente estão sendo investigadas
05 de Novembro de 2025 as 14h20União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos
Número aumentou de 58 mil para 480 mil, mostra Censo
05 de Novembro de 2025 as 10h46Câmeras do Vigia Mais MT recupera R$ 19,6 milhões em veículos
São 451 veículos apontados no sistema integrado de videomonitoramento da Sesp recuperados e devolvidos aos proprietários
05 de Novembro de 2025 as 10h34Corpo de Bombeiros socorre homem que foi atacado por enxame de abelhas
Vítima recebeu atendimento inicial da equipe do 4º BBM no local e em seguida foi transportada para uma unidade hospitalar
05 de Novembro de 2025 as 10h24