Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Natal

Pesquisa prevê que comércio em MT movimente R$ 870 milhões em vendas de Natal

Levantamento foi realizado entre os dias 10 e 17 de novembro deste ano, com 503 entrevistados, em 32 municípios do estado

Geral | 15 de Dezembro de 2023 as 15h 49min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Secom -MT

As compras de Natal deste ano devem acrescentar R$ 870 milhões na economia mato-grossense, um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio de Mato Grosso (IPF-MT).

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 17 de novembro deste ano, com 503 entrevistados, em 32 municípios mato-grossenses.

Desses entrevistados, 58% afirmaram que irão as compras para a data, enquanto outros 34% disseram que não irão consumir e, por fim, 8% disseram não saber se irão às compras.

A pesquisa mostrou, ainda, que pagar as compras natalinas com cartão de crédito é a intenção de 53% dos entrevistados. Já outros 20% pretendem pagar por meio de transferência bancária instantânea.

Já para os que não consumirão na data, 37% do público apontou as condições financeiras como empecilho, e outros 27% citaram disponibilidade de tempo. A margem de erro estimada na pesquisa é de 3% para mais ou para menos.

Shopping, Cuiabá, comércio, vendas — Foto: Evelyn Leite

Shopping, Cuiabá, comércio, vendas — Foto: Evelyn Leite

 

Comparativo 2022

O aumento na intenção de compra, em comparação com o período do Natal em 2022, pode aquecer os setores produtivos do Estado em diversos segmentos do comércio, como explicou o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

Além disso, o aumento na movimentação do comércio neste fim de ano está relacionado ao crescimento do emprego, já que Mato Grosso atingiu a menor taxa de desemprego no 3º trimestre desse ano, segundo José Wenceslau.

 

Os dados da Fecomércio também citam quais os principais produtos estão na mira das compras dos mato-grossenses; veja abaixo:

  • Roupas: 36%

  • brinquedos: 14%

  • alimentação e bebidas 13%

  • cosméticos e perfumes: 7%

  • eletrônicos: 6%

  • eletrodomésticos: 5%

  • sapatos e móveis: 3%