Contaminação por fármacos
Pesquisa identifica paracetamol e antidepressivo nas águas do rio Cuiabá
O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu Ibraim
Geral | 13 de Dezembro de 2024 as 14h 17min
Fonte: PNB Online

Um projeto desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que monitora poluentes convencionais e emergentes no rio Cuiabá, identificou a contaminação da água pelos chamados fármacos, medicamentos como paracetamol e até antidepressivos.
Segundo o professor doutor e coordenador do programa de pós-graduação, Ibraim Fantin da Cruz, o monitoramento é realizado em toda a extensão do rio, desde o Cuiabazinho (montante) até o Porto Jofre.
“Já encontramos, sim, alguns fármacos na água do rio Cuiabá em concentrações baixas. Mas isso já serve como um alerta sobre a destinação incorreta de fármacos na bacia. Destacamos a cafeína, que, além de ser um fármaco, é uma substância amplamente consumida por nós. Também identificamos medicamentos para pressão, paracetamol, hormônios e até mesmo um antidepressivo”, explicou o pesquisador em entrevista ao PNB Online.
Ibraim Fantin explica ainda que uma das hipóteses para a contaminação da água é a forma como os medicamentos são descartados. “Pensávamos inicialmente que a contaminação seria causada pela excreção humana. Muitas pessoas consomem os medicamentos e os eliminam pelos dejetos. Contudo, ao estudar mais profundamente esses medicamentos, percebemos que o metabolismo no organismo é extremamente eficiente, acima de 95%. Assim, levantamos a hipótese de que a contaminação se deve à destinação incorreta dos resíduos farmacêuticos.”
O pesquisador lembra que os medicamentos vencidos não retornam para as farmácias, mas são descartados junto com resíduos domésticos ou, em alguns casos, no vaso sanitário. O projeto teve início neste ano e deve ser desenvolvido até 2026. “Acendemos um alerta em relação à ocorrência desses medicamentos na bacia, porque foi constatada uma presença significativa de fármacos ao longo do rio Cuiabá”, concluiu.
Notícias dos Poderes
CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18Oito cidades de Mato Grosso terão provas do CNU; salários chegam a R$ 9,3 mil
Segunda edição do CPNU tem inscrições abertas até 20 de julho; estado pode ter vagas no INSS, MDA e Agência de Mineração
03 de Julho de 2025 as 16h06Toyota Hilux 2026 tem novo design vazado; o que esperar?
Novidades surgiram na Ásia, onde a Toyota (e a Hilux) são fortíssimas
03 de Julho de 2025 as 15h44STF valida tomada de bens sem ordem judicial em caso de inadimplência
Maioria dos ministros votou a favor do Marco Legal das Garantias, que permite que bancos e credores peguem imóveis e veículos
03 de Julho de 2025 as 12h23Soldado maranhense tem perna amputada ao pisar em mina na guerra da Ucrânia
03 de Julho de 2025 as 11h28Os 10 carros com as peças mais baratas do Brasil em 2025
Valor da cesta de peças deve ser levado em consideração na hora da compra de um carro; veja as que têm menor custo no Brasil
03 de Julho de 2025 as 11h14