Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 14 de Julho de 2024

Menu

Polêmica

Pesquisa encontra álcool em pão de forma; 3 marcas podem colocar motoristas em risco no bafômetro

Geral | 10 de Julho de 2024 as 18h 45min
Fonte: O tempo

Foto: Divulgação

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (10) pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conhecida como Proteste, do grupo Euroconsumers, apontou que algumas marcas populares de pão de forma em supermercados apresentam alto teor alcoólico, o que na visão da organização é prejudicial ao ser humano, em especial a grávidas e bebês.

Um dos lotes analisados da Visconti, por exemplo, tinha teor de 3,37% e da Bauducco, de 1,17%. O álcool presente nesses produtos é oriundo do processo de fermentação e do uso de conservantes.

Pela lei brasileira, um teste do bafômetro não pode passar de 0,04 mg/l. De 0,05 mg/l a 0,33mg/l é considerada infração gravíssima e acima disso crime de trânsito.

Na pesquisa, a associação analisou o risco de um motorista ultrapassar o limite no teste depois de comer duas fatias de pão. Três marcas representaram risco. "O bafômetro varia de acordo com o peso e as condições da pessoa. Mas, no pior cenário de todos, podemos inferir que existe um risco ao comer esses produtos", explica Rafael Moura, consultor técnico da Proteste|Euroconsumers Brasil.